Vacinação começa nesta segunda em Santa Maria
06/02/2017 09:00 - Atualizado em 07/02/2017 14:21
SupCom
Imunização em Santa Maria/SupCom
A primeira etapa do bloqueio vacinal contra a febre amarela vacinou 1.796 pessoas em Santo Eduardo, distrito de Campos, e nesta segunda (6) começa a vacinação em Santa Maria, face à proximidade com o Espírito Santo, onde foram registrados vários casos da doença.
O aviso é da diretora de Vigilância em Saúde de Campos, Andreya Moreira que informou que os cinco dias de vacinação em Santo Eduardo foram tranquilos e a expectativa de procura ficou dentro do esperado. “O trabalho em Santo Eduardo aconteceu de forma tranquila, sem nenhum tipo de tumulto. As pessoas procuraram o ônibus de vacinação normalmente e aquelas que por algum motivo não puderam tomar vacina receberam orientação dos profissionais. Além disso, também aproveitamos para atualizar o cartão de vacina das pessoas”, disse.
A diretora de Vigilância em Saúde ressaltou a importância dos critérios para a administração da vacina contra a febre amarela, preconizados pelo Ministério da Saúde. A prioridade de vacinação é para as pessoas, de 9 meses a 60 anos, que residam na divisa dos estados de risco e para quem comprovar viagem para essas áreas. Não podem receber a dose pessoas com câncer, HIV positivo, alergia a proteína do ovo e a gelatina, que façam uso frequente de medicamentos como corticoide, gestantes e lactantes.
Em Santa Maria, a imunização inicia hoje e segue até o dia 10, das 9h às 15h, no ônibus que ficará em frente à unidade de saúde do distrito. As pessoas devem comparecer munidos de documento de identidade, cartão de vacinação (se tiver) e comprovante de residência.
Também segue normalmente as vacinações diárias para quem comprovar viagem para áreas de risco de contaminação da febre amarela. Cem senhas são distribuídas diariamente na sede da Secretaria de Saúde, a partir das 7h30. Segundo Andréya, ao todo, incluindo as vacinações em Santo Eduardo e na Secretaria de Saúde, mais de 2 mil pessoas foram imunizadas. A orientação para os que vão viajar é que tomem a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS