Mais de 1,7 mil atendimentos nas praias da região
04/02/2017 15:16 - Atualizado em 06/02/2017 14:57
5º GBM
Equipe dos bombeiros em ação/5º GBM
Bombeiros e guarda-vidas já realizaram mais de 1,7 mil ações nas areias das praias de Farol, Atafona e Grussaí desde o final de dezembro, no período de festas natalinas até o final do mês de janeiro. Esse foi o levantamento do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. A Operação Verão foi estruturada para atender as praias dos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra e disponibilizou um efetivo de pronto emprego de 50 guarda-vidas. Estes militares estão preparados para atuação rápida de prevenção e resgate a vítimas de afogamento. Segundo dados da corporação, até o momento não foi registrado nenhum caso de óbito nestas praias.
“Foram atendidas 236 vítimas de afogamento sem gravidade nas praias de São João da Barra e mais 299 no Farol de São Thomé. Além desse número, entre alertas e orientações aos banhistas, foram realizadas 643 ações desse tipo nas praias de Atafona e Grussaí e outras 539 na praia campista”, afirmou em nota.
As ações realizadas pelos Guarda Vidas com a população envolve tanto resgate de afogados quanto prevenções com orientações, alertas de área de risco, sinalização e atendimento a situações de crianças que se perdem dos pais enquanto se banham no mar. De acordo com o comandante 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5ºGBM-Campos), Coronel Kleber Fernandes, responsável pelo efetivo empregado nessa operação, a quantidade de ações pode parecer elevada, quando na verdade demonstra a atuação dos guarda-vidas nas areias.
"As ações dos Guarda Vidas são de orientar os banhistas quanto aos melhores locais para banho nas parias onde atuam. Quando o banhista não respeita a orientação e acaba se colocando em uma situação de perigo, os militares têm que agir para efetuarem o resgate dessa vítima”, relatou o comandante.
Os militares ainda contam com o apoio de dois veículos 4x4 para ações rápidas nas praias dos dois municípios, um quadriciclo e uma pick-up, e ainda uma moto-aquática (jetsky) de resgate para situações mais extremas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS