Hemocentro de Macaé realiza campanha
03/02/2017 15:40 - Atualizado em 05/02/2017 16:12
Rui Porto Filho - Secom Macaé
Doação de Sangue/Rui Porto Filho - Secom Macaé
Com a proximidade do feriadão de Carnaval, o serviço municipal de hemoterapia de Macaé busca reforçar o seu estoque de sangue em mais uma campanha de doação de sangue. Neste período, em decorrência do maior movimento nas estradas, são registrados mais acidentes de trânsito. 
De acordo com a coordenadora da Hemoterapia, a médica Rosângela Bittencourt Murta, no período de Carnaval, a necessidade de sangue aumenta e, por esse motivo, é importante que toda a população ajude sendo doadores espontâneos e permanentes, independentemente de campanhas ou não. "O sangue mais raro é o de fator negativo. Em nosso serviço, possuímos uma média de 50% de doadores espontâneos", ressalta.
Para doar sangue é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde; apresente documento com foto emitido por órgão oficial válido em todo território nacional; pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 60 anos. No caso dos menores, é necessário o consentimento do responsável para cada doação.
A técnica de química Mariana Miranda, de 19 anos, conta que começou a doar sangue, em 2015, para ajudar um amigo que sofreu acidente de carro. "Desde então, eu passei a doar sangue frequentemente e me sinto gratificada com a experiência", conta. Já o pintor industrial Joelmo Correia, 48 anos, doa sangue desde 1994, quando servia o Exército. "Criei o hábito de doar sangue e me sinto feliz em poder ajudar outras pessoas".
As doações podem ser feitas, das 7h30 às 12h30, de segunda a sexta-feira, na rua Dr. Bueno, no Centro, anexo ao Hospital São João Batista. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS