Comprovante de viagem será exigido
Mário Sérgio Junior 01/02/2017 20:03 - Atualizado em 01/02/2017 20:03
Divulgação
/ Divulgação
A partir desta quinta-feira, para fazer o agendamento da vacina contra febre amarela, será necessária a apresentação do comprovante da viagem para as áreas de recomendação de vacinação, conforme as orientações do Ministério da Saúde. A comprovação pode ser feita por meio de passagem, ticket de hospedagem em hotel ou comprovante da residência do local de destino. Em Campos, 755 pessoas foram vacinadas em dois dias de vacinação em Santo Eduardo.
A vacinação segue as determinações da Secretaria Estadual de Saúde que, neste momento, descarta a vacinação em massa da população. Devem buscar os postos de saúde as pessoas que estiverem com viagens programas para áreas consideradas de risco da doença.
— Não há qualquer recomendação para vacinação no restante do Estado do Rio de Janeiro, até o momento, uma vez que não há evidências de circulação do vírus que transmite a febre amarela — nem em humanos, nem em animais - destaca a Gerente de Vigilância em Saúde de Macaé, Ana Paula Dal-cin, acrescentando que a vacina deve ser tomada com pelo menos dez dias de antecedência da viagem.
O agendamento será feito somente na Casa da Vacina, rua Antero Perlingeiro, 76 Centro, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h. Já a vacinação será realizada às terças, quartas e quintas, com 30 doses pela manhã e 30 à tarde, enquanto durar o estoque da remessa encaminhada este mês pela Secretaria Estadual de Saúde.
A vacina não é recomendada para gestantes, lactantes e nem para quem tem mais de 60 anos, nesse último caso o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação. A vacinação também é contraindicada para pessoas com câncer; HIV positivo; que sejam alérgicas à proteína do ovo e à gelatina ou que façam uso de medicamentos como corticoide.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS