Áreas de lazer com sinais de abandono
Daniela Abreu 01/02/2017 11:56 - Atualizado em 02/02/2017 13:58
Sem manutenção há meses, várias praças de Campos começam a dar sinais de deterioração, não só pelo tempo, mas também pela ação de vandalismo e acabam se tornando uma ameaça para a população. Na área central da cidade, o Jardim do Liceu e o Jardim São Benedito, duas das principais áreas de lazer que atraem centenas de visitantes semanalmente, sofrem com a falta de cuidados.
No Jardim do Liceu, o chafariz chama atenção de qualquer um. Deveria ser pela beleza das esculturas que o compõem, no entanto o que fica em evidência é a oxidação da peça, que não jorra água há muito tempo. O lago está cheio de peixes, que se alimentam também de larvas de mosquitos, o que é um ponto positivo, além de plantas aquáticas que garantem da água. Além disso, há também sacolas plásticas, copos descartáveis e lixo em geral. Na primeira pia do Chafariz, há copos com água parada acumulada, possíveis criadouros do mosquito da Aedes aegypti.
  • Brinquedos quebrados puderam ser vistos no Jardim São Benedito

    Brinquedos quebrados puderam ser vistos no Jardim São Benedito

  • Espaços Públicos sem cuidados necessários

    Espaços Públicos sem cuidados necessários

  • Espaços Públicos sem cuidados necessários

    Espaços Públicos sem cuidados necessários

Um passeio mais atento pelo jardim mostra o reflexo do vandalismo. Os spots das luzes do chafariz foram furtados e as fiações dos postes estão expostas.
No Jardim São Benedito a situação não é muito diferente. Os lagos também permanecem secos há meses. Além disso, o viveiro dos coelhos apresenta concentração de fezes, o que compromete não só a saúde dos animais, mas também dos visitantes. Próximo ao parque, um tampão de cimento, quebrado, deixa vergalhões expostos. Na área dos brinquedos, gangorras sem suporte para segurar ou assentos, balanços com as correntes quebradas e escorregadeiras sem suporte de proteção.
Sheila Ribeiro, de 31 anos, sempre leva as filhas de nove meses e quatro anos no jardim. Ela acha que o espaço é ótimo para as crianças, mesmo que os brinquedos não estejam em bom estado. “A conservação poderia melhorar um pouco. Às vezes deixa a desejar, como o balanço quebrado. Às vezes, as crianças querem brincar e não podem. Mas o espaço é bom. Dá pra correr, é bastante arborizado. Só podia melhorar um pouco na conservação dos brinquedos”, disse a mãe.
Flavia Pinheiro, de 35 anos, levou o filho e a sobrinha e, para ela, o lugar ainda vale a pena pelo ambiente tranquilo e com sombras. “É um lugar bom, dá para fazer piquenique, é um lugar fresco. Eu gosto de trazer eles sempre aqui”, disse.
A Prefeitura foi questionada e em nota, a superintendência de Limpeza Pública disse que “segue realizando a limpeza das praças e jardins do município com equipe reduzida e com força máxima de trabalho e aguarda liberação do orçamento municipal para ampliar os pontos de ação, assim como a realização do cumprimento de novo cronograma de limpeza”. Já a superintendência de Iluminação Pública informou que vai encaminhar equipe ao local para avaliar os itens para reparo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS