Queda preocupa setor industrial
07/02/2017 14:54 - Atualizado em 08/02/2017 14:55
Michelle Richa
Firjan / Michelle Richa
A atividade produtiva em dezembro foi menor nas indústrias do Norte Fluminense. A afirmação é resultado da Sondagem Industrial do Rio de Janeiro, divulgada nessa segunda pelo Sistema Firjan e que mostra que o volume de produção recuou pelo 5º mês consecutivo. De acordo com a pesquisa, o indicador de número de empregados atingiu 32,2 pontos, reflexo da fraca atividade fabril. A sondagem é um levantamento de opinião empresarial e os indicadores variam de zero a 100 pontos. Os valores abaixo de 50 indicam pessimismo ou redução e acima de 50 pontos representam otimismo ou aumento.
A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 13 deste mês. Os empresários, a partir de seu resultado, relataram insatisfação com as condições financeiras vivenciadas durante todo o quarto trimestre de 2016, já que o acesso ao crédito (11,4 pontos) e a margem de lucro (23,7 pontos) apresentaram desempenho muito ruins.
A indústria regional operou, em média, com 45% da capacidade instalada, patamar bem abaixo da média histórica, de 62,5%.
Mesmo com o resultado negativo, os empresários entrevistados acreditam numa melhora do desempenho da indústria para os próximos meses. A expectativa é de aumento da demanda por produtos industriais (55,0 pontos) e da compra de matéria-prima (56,3 pontos). Para o mercado de trabalho, a expectativa também é otimista, com aumento no número de empregados (53,4 pontos). Por outro lado, ainda não há sinais de retomada dos investimentos (27,5 pontos).
Participaram do estudo empresas dos nove municípios cobertos pela Representação Regional Firjan/CIRJ Norte Fluminense: Campos, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Macaé e São Fidélis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS