Atividade produtiva no Norte Fluminense registra nova queda, segundo Firjan
06/02/2017 15:45 - Atualizado em 07/02/2017 15:15
/
As indústrias do Norte Fluminense registraram queda da atividade produtiva em dezembro. É o que mostra a Sondagem Industrial Sondagem Industrialdo Rio de Janeiro, divulgada nesta segunda-feira (6) pelo Sistema Firjan. O volume de produção recuou pelo quinto mês consecutivo.
De acordo com a pesquisa, o indicador de número de empregados atingiu 32,2 pontos, reflexo da fraca atividade fabril. A sondagem é um levantamento de opinião empresarial e os indicadores variam de zero a 100 pontos. Os valores abaixo de 50 indicam pessimismo ou redução e acima de 50 pontos representam otimismo ou aumento.
Os empresários que participaram da pesquisa, realizada entre os dias 3 e 13 de janeiro, mostraram, mais uma vez, insatisfação com as condições financeiras durante todo 4º trimestre de 2016, já que o acesso ao crédito (11,4 pontos) e a margem de lucro (23,7 pontos) estão muito ruins.
Nesse cenário, a indústria da região operou, em média, com 45% da capacidade instalada, patamar bem abaixo da média histórica, de 62,5%.
Mesmo assim, para os próximos meses, os empresários entrevistados acreditam numa melhora do desempenho da indústria. A expectativa é de aumento da demanda por produtos industriais (55,0 pontos) e da compra de matéria-prima (56,3 pontos). Para o mercado de trabalho, a expectativa também é otimista, com aumento no número de empregados (53,4 pontos). Por outro lado, ainda não há sinais de retomada dos investimentos (27,5 pontos).
Participaram da sondagem empresas dos nove municípios atendidos pela Representação Regional Firjan/CIRJ Norte Fluminense: Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Macaé e São Fidélis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS