Quem tem medo
31/01/2017 10:32 - Atualizado em 11/02/2017 14:55
Eike Batista preso. Delações de executivos da Odebrecht homologadas. Não é de se surpreender que muitos políticos estão temerosos com os desdobramentos dos casos. A chamada delação “do fim do mundo” promete não deixar pedra sobre pedra. Eike, se caminhar para delação, não será diferente. O que se estranha, por enquanto, é o fato de muita gente que tanto confete jogou no empresário nos tempos áureos do império X, hoje partilhar somente críticas. Seria a velha tática de ataque constante para se eventualmente for citado dizer que não passa de perseguição? A estratégia, diga-se de passagem, já está bem desgastada.
/
Impeachment
Ex-secretário do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), o deputado federal Ezequiel Teixeira (PTN) usou seu perfil na rede social Facebook para defender o impeachment. O pastor foi secretário de Assistência Social no governo Pezão e tomou algumas decisões polêmicas enquanto esteve à frente da pasta. Nos bastidores da política fluminense discursos sobre o impeachment do governador Pezão são recorrentes. Existem pedidos apresentados à Alerj, mas nenhum processo foi aberto.
Calendário acadêmico
O Colegiado Acadêmico da Uenf (Colac) decidiu manter o calendário acadêmico em vigência, com o início do 2º semestre de 2016 a partir da próxima segunda-feira. Para evitar a evasão de estudantes, ficou estabelecido que serão oferecidas, já a partir de março, atividades acadêmicas aos que vão ingressar na universidade em 2017. As atividades poderão incluir desde seminários e palestras até a oferta de disciplinas. A proposta será discutida em reunião extraordinária do Conselho Universitário da Uenf hoje, às 15h.
Pagamento
A Prefeitura de Campos anunciou para hoje o pagamento dos servidores públicos municipais. Nos anos anteriores, o pagamento era dividido em três dias. Comentários chegaram a circular informando que os proventos não seriam quitados no mês. Logo, a Prefeitura soltou uma nota informando que o depósito ocorreria no último dia útil do mês.
Sindical (I)
Termina hoje o prazo para os empregadores fazerem a contribuição sindical patronal. O tributo é anual e obrigatório a todos os empresários que possuem CNPJ com empregados e que pertençam a uma categoria econômica ou profissional. O pagamento deve ser feito mesmo que o empregador não esteja filiado ao sindicato da categoria. A contribuição é recolhida em favor do sindicato de classe que representa a empresa.
Sindical (II)
A empresa que exerce mais de uma atividade econômica deve fazer a contribuição ao sindicato que representar a atividade prevalente. Microempresas e empresas de pequeno porte optantes do Simples Nacional são isentas de pagamento, bem como entidades ou instituições com atividades sem fins lucrativos, desde que comprovem essa condição. Também estão liberadas da contribuição organizações que não compõem uma categoria econômica. É o caso de sindicatos e partidos políticos, já que não há nenhuma entidade que represente seus interesses.
IPTU com desconto
Em Macaé, termina hoje o prazo para pagamento, com desconto de 8% em cota única, do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2017. As guias estão disponíveis pela internet, no site da Prefeitura. Após o prazo de pagamento da cota única, a secretaria de Fazenda oferecerá desconto de 5% para pagamento entre 1° de fevereiro e 31 de março. O contribuinte pode optar ainda pelo pagamento em até nove vezes, sem desconto.
Inscrições vão ser abertas
A partir de amanhã estarão abertas as inscrições para aulas de várias modalidades esportivas oferecidas pela Fundação Municipal de Esportes (FME), como dança, balé, futsal, ginástica, judô, karatê e natação. Os interessados devem procurar a sede do órgão, a Academia do Jardim São Benedito ou as seis Vilas Olímpicas, a partir das 8h. Inicialmente serão oferecidas cerca de 1,5 mil vagas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS