Maia oficializa candidatura nesta quarta e começa a pedir apoio
31/01/2017 22:02 - Atualizado em 02/02/2017 14:23
Divulgação
Rodrigo Maia / Divulgação
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumiu nessa terça que disputará a reeleição e disse que oficializará a sua candidatura nesta quarta. Maia, inclusive, já está em campanha. Ele pediu votos publicamente a deputados do PMDB durante uma reunião da bancada peemedebista.
A eleição está marcada para esta quinta (2), mas, até então, Maia vinha conduzindo uma espécie de campanha informal atrás de votos apenas nos bastidores, sem se declarar candidato. Ele ainda não registrou a candidatura oficialmente por conta de questionamentos na Justiça de adversários dele.
Os deputados que concorrem ao pleito argumentam que a reeleição na mesma legislatura é vedada (a atual termina em fevereiro de 2019). Maia, porém, alega que foi eleito em julho do ano passado para um “mandato-tampão” a fim de completar o mandato do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao posto.
Assim como seu principal rival na disputa, Jovair Arantes (PTB-GO), Maia foi convidado para fazer um discurso aos peemedebistas, que se reuniram para definir quem irão apoiar.
Em sua breve fala, fez um balanço dos meses à frente da Câmara e afirmou que estava construindo uma candidatura na base do diálogo e concluiu: “Estou pedindo a cada um de vocês a reflexão, o voto”.
Senado — Em uma reunião na última sexta-feira na residência oficial do Senado, a bancada do PMDB definiu o nome do senador Eunício Oliveira, do Ceará, para ser o novo presidente da Casa.
Eunício, que é o atual líder do PMDB no Senado, entraria no lugar de Renan Calheiros do mesmo partido. A eleição para Mesa Diretora está marcada para esta quarta, a partir das 16 horas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS