Prefeitura e Viva Rio se unem no combate ao Aedes aegypti
30/01/2017 20:07 - Atualizado em 31/01/2017 19:42
Ação do CCZ e Viva Rio/
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e jovens do programa Viva Rio promoveram na manhã desta segunda-feira (30), na praça Veríssimo de Melo, um trabalho de sensibilização sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir dengue, zika, chikungunya, entre outras doenças.
A coordenadora pedagógica do programa Viva Rio, Regina Gaio, classifica a parceria com o CCZ como positiva. Ela explica que a ONG atende jovens de 16 a 24 anos de idade, que aprenderam mais detalhes sobre o mosquito.
— Eles apresentaram paródias, maquetes e fizeram blitz nos sinais com a entrega de folders explicativos sobre as doenças aos motoristas. Essa parceria com o CCZ é muito importante e é a segunda vez que realizamos — ressaltou.
A responsável pelas capacitações pelo CCZ, Rosinei Costa, conta que já realizou palestras informativas no Centro de Artes e Esporte Unificados (CEU), Malvinas, Estratégias Saúde da Família (ESFs), imobiliárias, igrejas e escolas públicas e particulares.
A educadora da ONG Viva Rio, Laís Mendonça, conta que o fato de o mesmo mosquito causar tantas doenças chamou a sua atenção. “Procuro ser multiplicadora das informações recebidas durante a palestra dos técnicos do CCZ, e agora fico preocupada com as cubas das geladeiras, tampinha de garrafas, entre outros depósitos que podem se tornar possíveis focos do Aedes”, enfatizou.
João Barreto/Secom-Macaé
Ação do CCZ e Viva Rio/João Barreto/Secom-Macaé
Jovens mais conscientes —
Os jovens que fazem parte do programa Jovem Aprendiz da ONG Viva Rio estão preocupados com a proliferação do Aedes. Para eles, uma simples atitude pode salvar vidas.
Ítalo Peres, 21 anos, diz que a melhor saída é a prevenção. “Todos devem ficar atentos e verificar o seu quintal para ver se há risco”, afirmou.
A estudante Ilana Chieus, 20 anos, também achou interessante a informação de que o mosquito, a cada dia que passa, transmite mais doenças. “Meu pai já teve dengue o ano passado e isso é muito sério. Essas doenças podem levar à morte”, conclui.
Para mais informações sobre as ações ou solicitações de visitas pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, os moradores de Macaé poderão entrar em contato pelo telefone 0800-022-6461 ou pelo e-mail [email protected].

ÚLTIMAS NOTÍCIAS