Cerco contra a febre amarela com vacina
30/01/2017 09:06 - Atualizado em 31/01/2017 13:03
  • Imunização em Santo Eduardo

    Imunização em Santo Eduardo

  • Imunização em Santo Eduardo

    Imunização em Santo Eduardo

  • Imunização em Santo Eduardo

    Imunização em Santo Eduardo

No cerco contra a febre amarela, teve início nesta segunda-feira (30), no distrito de Santo Eduardo, a primeira etapa de vacinação em localidades que fazem divisa com áreas de risco. A previsão é de que a vacinação aconteça até sexta-feira (3), sempre das 9h às 15h, em frente ao UPH. Nesta manhã, muitas pessoas já se dirigiram ao posto de vacinação, formando uma grande fila.
De acordo com a enfermeira responsável pela rede de frio da secretaria de Saúde, Sílvia Reis, foram disponibilizadas 600 doses para o primeiro dia de imunizações. A vacinação segue as determinações da Secretaria de Saúde do Estado (SES), onde contemplará pessoas de nove meses a 60 anos de idade. Não podem receber a dose pessoas com câncer, HIV positivo, que têm alergia a proteína do ovo e a gelatina, que façam uso frequente de medicamentos como corticoide, gestantes e lactantes.
— A quantidade de doses da vacina foi estipulada de acordo com o número total de habitantes do distrito. A população pode ficar tranquila que todos que tenham a faixa etária estipulada serão imunizados. Basta trazer o documento de identidade e um comprovante de residência. Na semana que vem estaremos no distrito de Santa Maria — ressaltou. 
Outros municípios, do Norte e Noroeste Fluminense já iniciaram o bloqueio epidemiológico para evitar a chegada da febre amarela silvestre no estado do Rio de Janeiro. A secretaria de Estado de Saúde (Ses) disponibilizou 350 mil doses da vacina contra a doença para o interior do estado e solicitou outras 350 mil unidades ao Ministério da Saúde. Em Campos, foram destinadas 9 mil doses para a vacinação de 100% da população na área norte do município, seguindo orientação da secretaria estadual.
Quem vai ou está voltando das áreas de circulação do vírus da febre amarela, em Minas Gerais e no Espírito Santo, pode se vacinar no Ambulatório do Viajante, no Centro de Saúde de Campos. O atendimento acontece às quintas-feiras e pode ser agendado pelo telefone (22) 2726-1378. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS