Prevenir contra a febre amarela
Aldir Sales 27/01/2017 10:22 - Atualizado em 27/01/2017 12:36
A vacinação contra a febre amarela no distrito de Santo Eduardo, em Campos, começa na próxima segunda-feira (30), mas, segundo Jorge Amado de Almeida, diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), agentes do CCZ estarão nesta sexta (27) na localidade e em Santa Maria, que fazem parte da área de bloqueio epidemiológico anunciada pelo Governo Estado do Rio, para realizar um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela urbana, dengue, chikungunya e zika. Até agora, nenhum caso da doença foi registrado no Rio de Janeiro.
A secretaria estadual de Saúde realizou nessa quinta (26) uma reunião, em Miracema, no Noroeste Fluminense, com representantes de todas as cidades que fazem parte do bloqueio e solicitou uma nova remessa de 350 mil doses de vacina contra febre amarela ao Ministério da Saúde. Somadas as 350 mil doses já recebidas que estão sendo entregues às prefeituras, o estado contará com 700 mil doses a serem utilizadas para ações de bloqueio e reposição de estoques municipais.
Além de Campos, fazem parte da região de bloqueio os municípios de Cantagalo, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Laje do Muriaé, Natividade, Paraíba do Sul, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, Sapucaia, Três Rios, Varre-Sai e partes específicas na zona rural de São Francisco de Itabapoana, Itaperuna, Sapucaia, Três Rios e Paraíba do Sul.
— É importante fazer uso racional da vacina e priorizar as áreas que realmente estão próximas aos focos de risco. Trata-se de uma medida preventiva que estamos adotando, criando um cinturão de bloqueio para tentar evitar a entrada do vírus em nosso estado — disse o secretário estadual de Saúde Luiz Antônio Teixeira Júnior.
Os casos de febre amarela silvestre começaram a ser registrados na região do rio Doce, em Minas Gerais, e se espalhou por várias cidades, até chegar ao Espírito Santo. Até ontem, a secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou 40 mortes relacionadas ao vírus e investiga outros 57 óbitos. Na última terça-feira, o Espírito Santo também confirmou o primeiro caso da doença e iniciou uma vacinação em massa em várias cidades.
Além da população da área de bloqueio, que estiver em Campos e for viajar para as áreas de risco pode se imunizar no Centro de Saúde, localizado na secretaria de Saúde. A vacinação pode ser agendada pelo telefone 2726-1378. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS