Entidades médicas de Campos divulgam alerta sobre febre amarela
Camilla Silva 23/01/2017 13:30 - Atualizado em 24/01/2017 15:20
vacinação contra febre amarela
Entidades médicas de Campos divulgaram, nesta segunda, um alerta sobre o surto da febre amarela em Minas Gerais e Espírito Santo e pedindo uma mobilização maior na distribuição de vacinas para o Norte e Noroeste Fluminense. De acordo com o documento, existe “a necessidade de um programa organizado de vacinação em nosso município e região, pelo risco da transmissão da febre amarela urbana”.
O surto da doença vem atingindo principalmente o estado de Minas Gerais, onde já foram registradas 32 mortes confirmadas por febre amarela, além de 83 óbitos suspeitos. As regiões do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Zona da Mata estão na principal zona de alerta no estado, além de 37 cidades do Espírito Santo na divisa com Minas, onde existem casos suspeitos da doença.
Na última terça-feira, o secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro anunciou o reforço na vacinação das cidades do Norte e Noroeste Fluminense que fazem divisa com Minas e o Espírito Santo para criar uma região de bloqueio. Mas com avanço da forma silvestre da doença, transmitida pelo mosquito Haemagogus, e com a possibilidade da chegada da forma urbana, passada pelo Aedes aegypti, a carta solicita das autoridades públicas mais ação para impedir a chegada da doença ao Rio de Janeiro.
A carta alerta ainda para a possível expansão da febre amarela para o litoral do Espírito Santo e chama a atenção para a proximidade de Campos. Como grande centro urbano e com grande fluxo de pessoas, o município pode estar na rota de possíveis pessoas infectadas no estado vizinho.
O documento foi assinado pelo Sindicato dos Médicos de Campos, Faculdade de Medicina de Campos, Sociedade Brasileira de Clínica Médica - Rio de Janeiro, Vigilância e Saúde do Município de Campos e Associação Fluminense de Medicina e Cirurgia.
Na última quinta-feira, o Centro de Saúde de Campos inaugurou o Ambulatório do Viajante para imunizar pessoas que estão com viagem marcada para a zona de risco. A vacinação preventiva também acontece na Casa da Vacina e no Pronto Socorro do bairro Aeroporto, em Macaé.
Em nota, a secretaria de Estado de Saúde informou que, além de publicar a nota técnica, solicitou 250 mil doses da vacina contra a doença ao Ministério da Saúde, que serão distribuídas às prefeituras de municípios localizados nas divisas com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A secretaria de Saúde de Campos informou que "está mantendo conversas com a secretaria de Estado de Saúde para definição das próximas ações do município referentes à prevenção da Febre Amarela.
A equipe de reportagem tentou contato com o Ministério da Saúde, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.
Macaé — Com o intuito de oferecer um atendimento humanizado aos usuários que necessitam da vacina contra a febre amarela, a partir desta segunda (23), o serviço será agendado. De acordo com a coordenação de Vigilância em Saúde, a medida foi adotada para evitar que as pessoas fiquem expostas nas filas, por um longo período.
“Macaé não faz parte da área de risco, mas as pessoas que irão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas, devem se vacinar”, informou em nota. O agendamento será realizado de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Casa da Vacina ou no Pronto Socorro do bairro Aeroporto. A imunização deve ser feita pelo menos 10 dias antes da viagem, no caso de primeira vacinação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS