Medidas contra febre amarela adotadas
20/01/2017 21:29 - Atualizado em 21/01/2017 13:23
Secom
Vacinação / Secom
Com o objetivo de atender a crescente procura da população nos últimos dias, a Vigilância em Saúde de Campos traçou medidas para a vacinação contra febre amarela. Por enquanto, seguindo determinação do Ministério da Saúde, o serviço está disponível apenas para pessoas que irão viajar para Minas Gerais, estado onde foram registrados casos da doença recentemente. Para agilizar o processo, a partir da próxima segunda-feira, às 8h, serão distribuídas 100 senhas por dia, no Centro de Saúde, para esses pacientes que comprovem que irão viajar.
— A procura cresceu muito neste mês. Antes, vacinávamos 15 pessoas por dia. Agora, após os casos em Minas, são mais de 100 pacientes querendo a vacina. Estamos agilizando tudo para a chegada de novas doses. A solicitação foi feita para a Secretaria estadual de Saúde, que deve enviar na próxima semana — disse a diretora da Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira.
A responsável pelo setor, ao lado de outras autoridades da medicina de Campos, enviaram uma carta para o Ministério da Saúde pedindo uma ação mais rápida para a liberação de novas doses da vacina contra a febre amarela. “A população não precisa ficar em pânico, pois estamos com a orientação de vacinar apenas as pessoas que vão viajar”, completou Andréya.
A imunização contra febre amarela acontece a partir dos nove meses até os 60 anos. Não devem tomar a vacina os portadores de HIV, gestantes, pessoas que estiverem amamentando ou com alergia a ovo. A vacinação contra a febre amarela acontece na sala do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), no Centro de Saúde. O atendimento no Ambulatório do Viajante — que acontece toda quinta-feira — pode ser agendado pelos números 2726-1378, 2722-0805 e 2726-1350 (ramal 1306).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS