Estado emite alerta no Norte e Noroeste
Aldir Sales 19/01/2017 11:00 - Atualizado em 19/01/2017 21:18
Marcos Gonçalves
Marcos Gonçalves / Marcos Gonçalves
A secretaria estadual de Saúde publicou na última terça-feira uma nota técnica elevando o nível de vigilância para a febre amarela nas cidades do Norte e Noroeste Fluminense que fazem divisa com Minas Gerais e Espírito Santo. Também foi solicitado ao Ministério da Saúde um total de 250 mil doses da vacina contra a doença, que serão distribuídas pela secretaria às prefeituras dessas cidades, para criar uma região de bloqueio contra o vírus da doença. Em Macaé, a secretaria municipal de Saúde informou que a vacinação continua, mas é necessária apenas para quem for viajar. Em Campos, começa a funcionar a partir desta quinta o Ambulatório do Viajante.
A medida definida pela nota técnica será aplicada na região norte de Campos, além dos municípios de Santo Antônio de Pádua, Miracema, Laje do Muriaé, Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, e São Francisco de Itabapoana, no Norte. Outras cidades do estado que fazem divisa com Minas também vão fazer parte do bloqueio, são elas: Cantagalo, Carmo, Sapucaia e Comendador Levy Gasparian.
A secretaria estadual alerta que esta é uma medida preventiva e que não foi registrado nenhum caso de febre amarela no estado em 2016 e 2017. No momento, segundo a secretaria, quem vive em outras cidades fluminenses não precisa ser imunizado, a não ser que tenha que viajar para áreas com transmissão comprovada da doença. Essas pessoas devem procurar o posto de vacinação mais próximo com pelo menos dez dias de antecedência da viagem.
Na última terça-feira, a diretora da Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira, anunciou para hoje a inauguração do Ambulatório do Viajante, um local específico para imunização contra a febre amarela. O local funcionará todas as quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde e o atendimento pode ser agendado pelos telefones 2726-1378, 2722-0805 e 2726-1350 (ramal 1306).
Em Macaé, a secretaria municipal de Saúde informou que a vacinação segue normalmente, mas com prioridade para quem vai viajar para áreas de risco. A vacina é disponibilizada em dois locais na cidade: Casa de Vacina Bernadette Franco Pacheco, na segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 7h30, com distribuição de 30 senhas por dia; e no pronto-socorro Municipal do Aeroporto, na terça e quinta-feira, no mesmo horário, com distribuição de 30 senhas por dia. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS