Meirelles garante "novo Brasil"
18/01/2017 15:00 - Atualizado em 20/01/2017 12:08
Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles
“O sentimento entre investidores e empresários presentes no Fórum Econômico Mundial, em Davos, com relação ao Brasil é bastante positivo e o país desperta o interesse da comunidade internacional em diversos aspectos”. O imperativo a respeito da nova realidade política e econômica do país foi feito nesta terça-feira pelo próprio ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que participa do evento.
— Acho que existe mais disposição em investir no Brasil. Os investidores prestaram muita atenção em algumas questões básicas. Primeiro, a previsão de que o país já está crescendo neste trimestre — disse Meirelles, em conversa com jornalistas. Segundo o ministro, os investidores ficaram muito impressionados com a longa lista de medidas microeconômicas.
O Programa de Regularização Tributária (PRT), já em vigor, integra esse conjunto de medidas e significa uma ajuda importante para tirar da crise empresas com dívidas ou prejuízos elevados, destacou Meirelles. “O programa não dá incentivo para que as pessoas atrasem impostos e depois paguem com desconto, em detrimento daqueles que estão pagando em dia. Este é o ponto”, afirmou.
Meirelles aponta ainda que medidas como a PEC do Teto de Gastos (já aprovada), a Reforma da Previdência e a Reestruturação das Dívidas Estaduais também estão sendo vistas de maneira muito favorável, já que são projetos com visão de longo prazo. “Em resumo, há uma longa lista de trabalho sendo feito e que impressionou investidores e empresários aqui em Davos”, afirmou ele.
Também tem chamado a atenção da comunidade internacional, segundo Meirelles, a taxa de aprovação de projetos do Executivo enviados ao Congresso, bastante superior à dos últimos governos. “O país está enfrentando reformas profundas, difíceis, pela primeira vez em décadas”, disse.
Relatório da ONU prevê crescimento do país
O relatório “Situação Econômica Mundial e Perspectivas 2017”, divulgado nesta terça, em Nova Iorque, pela Organização das Nações Unidas (ONU), prevê uma expansão de 0,6% da economia brasileira em 2017. Dados da organização mostram que a economia brasileira recuou em torno de 3,2% no ano passado. Já em 2018, a expectativa é de alta de 1,6% no Produto Interno Bruto (PIB).
O crescimento brasileiro fica abaixo das projeções de expansão da economia global. O estudo da ONU observa um crescimento de 2,2% na economia mundial em 2016, a menor taxa desde a recessão de 2009. Para 2017, é esperado um crescimento de 2,7%, índice que se eleva para 2,9% em 2018.
Na última segunda-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou prévia de um crescimento em torno de 0,2% para a economia brasileira em 2017, uma redução em relação à projeção anterior, que previa uma expansão de 0,5% na economia.
A previsão oficial do governo brasileiro para este ano, é de alta de 1% no PIB, índice que deverá ser revisado nos próximos dias, como já anunciou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS