Rafael Diniz diplomado prefeito
Suzy Monteiro 20/12/2016 09:20
Rodrigo Silveira
Diplomação do prefeito eleito, Rafael Diniz/Rodrigo Silveira
Devolver a cidade à sua verdadeira dona: a população. Unir Campos entendendo todos os seus extremos. Enfrentar as dificuldades de maneira transparente. O prefeito eleito Rafael Diniz (PPS) reafirmou estes e outros compromissos assumidos na campanha em seu discurso nessa segunda-feira (19), durante sua diplomação, no Teatro Trianon. A cerimônia teve um fato inusitado: apenas 19 dos 25 vereadores foram diplomados. Antes do início da festa, um oficial de Justiça, acompanhado pela Polícia Federal, levou notificação do juiz Ralph Manhães, impedindo a participação de seis eleitos — cinco deles que foram presos no decorrer das investigações da Operação Chequinho.
A diplomação dos eleitos lotou o Teatro Trianon na noite dessa segunda-feira. Se no caso do prefeito eleito Rafael Diniz e da vice Conceição Santana não havia dúvidas, quando o assunto eram os vereadores eleitos, muitas dúvidas pairavam em função das ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) do caso Chequinho.
Quando a cerimônia começou, ainda antes da diplomação, o juiz Heitor Campinho esclareceu a ausência dos seis vereadores eleitos. Ao ler os nomes, especialmente o de Linda Mara, o magistrado foi bastante aplaudido. Heitor também destacou que a cerimônia era a reafirmação da democracia. Depois, ele diplomou o prefeito, a vice e 19 vereadores, além de suplentes até a terceira colocação. Foram diplomados Marcão (Rede), Pastor Vanderli Mello (PRB), Thiago Ferrugem (PR), Abdu Neme (PR), Igor Pereira (PSB), Enock Amaral (PHS), Jorge Magal (PSD), Abu (PPS), Zé Carlos (PSDC), Álvaro César (PRTB), Roberto Pinto (PTC), Cecília Ribeiro Gomes (PT do B), Marcelo Perfil (PHS), Vinicius Madureira (PRP), Cláudio Andrade (PSDC), Silvinho Martins (PRP), Fred Machado (PPS), Jorginho Virgílio (PRP) e Genásio (PSC). Muitos diplomados das coligações rosáceas foram vaiados pelo público, embora o prefeito eleito fizesse questão de aplaudi-los e cumprimentá-los.
Rafael Diniz foi o único a falar e agradeceu a população de Campos, sua família, sua militância e sua equipe. Lembrou o pai, Sérgio Diniz — morto pouco antes da campanha de 2012, o que levou Rafael a candidatar-se à Câmara — e o avô, o ex-prefeito Zezé Barbosa, que há exatos 50 anos era eleito prefeito de Campos pela primeira vez.
Rafael disse que os desafios serão grandes e previu um 2017 de muitas dificuldades, mas afirmou que ele e sua equipe estão preparados para enfrentá-las. Garantiu que irá ouvir e respeitar os vereadores. Lembrou, ainda, de uma frase que ouvia desde a infância e que foi um de seus lemas de campanha: “Quando o povo quer, ninguém segura”.
E concluiu: “Com a participação de todos, vai ser diferente”.
Justiça impede seis vereadores investigados
Antes do início da cerimônia de diplomação, um oficial de Justiça, acompanhado pela Polícia Federal, foi ao Teatro Trianon para notificar seis vereadores eleitos para que não fossem diplomados. A decisão de não diplomar os seis foi do juiz Ralph Manhães, que está no lugar de Eron Simas, atualmente de férias.
Os seis fazem parte dos 11 que respondem a Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por possível uso político do programa social Cheque Cidadão. São eles: Linda Mara Silva (PTC), Ozéias (PSDB), Kellinho (PR), Miguelito (PSL), Thiago Virgílio (PTC) e Jorge Rangel (PTB). Destes, apenas Jorge Rangel não foi preso pela PF durante as investigações da Operação Chequinho.
Outros cinco eleitos e que também respondem a Aijes do Cheque Cidadão foram diplomados: Thiago Ferrugem (PR), Jorge Magal (PSD), Roberto Pinto (PTC), Cecília Ribeiro Gomes (PT do B) e Vinícius Madureira (PRP).
Durante todo o dia, era grande a movimentação nas redes sociais cobrando da Justiça uma definição do caso envolvendo o Cheque Cidadão. Chegou-se até a falar em um “panelaço” em frente ao Trianon. A decisão de não diplomar os seis foi bastante comemorada.
Em outubro, o juiz Eron Simas uniu todas as Aijes — ao todo são 38, uma principal, tendo a prefeita Rosinha Garotinho e seus candidatos à sucessão, que foram derrotados, Dr. Chicão (PR) e Mauro Silva (PSDB) entre os réus — e outras 37 com candidatos do grupo rosáceo. Os 11 eleitos foram os primeiros a serem julgados.
  • Diplomação do prefeito eleito, Rafael Diniz

    Diplomação do prefeito eleito, Rafael Diniz

  • Diplomação do prefeito eleito, Rafael Diniz

    Diplomação do prefeito eleito, Rafael Diniz

  • Diplomação de vereadores eleitos

    Diplomação de vereadores eleitos

  • Diplomação de vereadores e prefeito eleitos

    Diplomação de vereadores e prefeito eleitos

  • Diplomação de vereadores e prefeito eleitos

    Diplomação de vereadores e prefeito eleitos

  • PF acompanha oficial de Justiça para impedir diplomação de vereadores eleitos investigados

    PF acompanha oficial de Justiça para impedir diplomação de vereadores eleitos investigados

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS