Facebook combate notícias falsas
22/12/2016 17:27
Divulgação
Mark Zuckerberg/Divulgação
O Facebook anunciou que vai combater o compartilhamento de informações falsas na sua plataforma usando uma ferramenta para sinalizar as notícias cuja veracidade esteja em discussão.
No seu perfil da rede social, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, divulgou a nova medida contra a avalanche de notícias sem embasamento na internet:
Zuckerberg reconheceu os desafios que o Facebook deve enfrentar, já que o site é mais do que “um distribuidor de notícias”. Para ele, sua rede social é “um novo tipo de plataforma para o diálogo público”.
A nova ferramenta consistirá num pequeno sinal de advertência colocado ao lado das notícias consideradas duvidosas.
Verificadores independentes serão responsáveis por analisar as notícias que os usuários denunciarem como falsas e incorporar o sinal de alerta se, efetivamente, se tratar de uma informação potencialmente mentirosa.
As que forem classificadas dessa forma terão menos probabilidade de aparecer no feed de notícias, ressaltou a rede social.
Além disso, os verificadores independentes disponibilizarão um link explicando por que a informação compartilhada não é verdadeira.
No blog do Facebook, o gerente da empresa, Adam Mosseri, afirmou que este é apenas um passo que a plataforma está dando para combater o compartilhamento de notícias falsas e boatos: “Aprenderemos com esses testes e vamos ampliar essas ferramentas com o passar do tempo.”
A novidade responde ao desejo do Facebook de driblar mentiras na internet, especialmente após a proliferação de notícias falsas durante a campanha presidencial nos Estados Unidos.
O exemplo mais extremo disso foi a divulgação de um tiroteio que aconteceu no último dia 4 em Washington, quando um homem armado entrou em uma pizzaria para investigar por “ele mesmo” uma suposta rede de prostituição infantil vinculada à ex-candidata presidencial democrata, Hillary Clinton, nesse estabelecimento.
Outra informação falsa divulgada durante as eleições americanas foi a de que o papa Francisco teria anunciado apoio ao candidato republicano Donald Trump, o que de fato não aconteceu.
Durante a campanha americana, o Facebook foi acusado de não ter tomado providências eficazes contra a proliferação de notícias falsas na rede. Zuckerberg, na época, negou que notícias falsas disseminadas pela rede social possam ter influenciado o rumo das eleições.
Ele também rejeitou as especulações de que usuários da plataforma vivam em espécies de “bolhas”, onde só recebem noticiário e perspectivas que reflitam seus pontos de vista.
“A ideia de que o noticiário no Facebook, que representa uma pequena parcela do conteúdo, influenciou as eleições de alguma maneira me parece um pouco absurda”, disse durante uma conferência de tecnologia na Califórnia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS