Aplicativo para digitalizar fotos antigas
21/11/2016 18:31
Divulgação
Novo aplicativos para fotos/Divulgação
Que tal digitalizar suas fotos antigas esquecidas há anos no armário? Agora, já não é mais preciso recorrer amadoramente às câmeras fotográficas dos celulares ou aos aplicativos de scanner de documentos. O Google lançou dias atrás o PhotoScan, um app que permite levar para o mundo digital suas memórias impressas com agilidade e alta qualidade.
Nos testes, o PhotoScan se mostrou até mais eficiente que os aplicativos de scanner de documentos — tais como o CamScanner, TinyScan e o Genius Scan. Em poucos cliques, é possível transferir para o celular a foto impressa com uma qualidade bem próxima da imagem original. E o que é melhor, sem os reflexos da luz ambiente.
O aplicativo — disponível gratuitamente para Android e iOS — é muito intuitivo. Basta alinhar a foto impressa dentro do quadro indicado na tela do celular, posicionar o foco nos quatro pontos indicados pelo PhotoScan e tirar uma foto da foto para que em poucos segundos a imagem seja digitalizada. O processo funciona mesmo tanto em fotos emolduradas como em álbuns com plásticos de proteção.
Mesmo que a foto tenha sido digitalizada de cabeça para baixo, o app faz os ajustes necessários. Nem sempre acerta. Em uma das digitalizações, por exemplo, a foto era horizontal, mas o PhotoScan a interpretou como sendo vertical. Mas o índice de acertos foi bem maior do que o de erros.
O melhor é que o aplicativo também ajusta as bordas. Para preservar aquelas bordas brancas — comuns em fotos antigas —, a dica é colocar a imagem impressa em cima de um fundo de cor diferente. Após digitalizadas, se necessário, as fotos podem ser ajustadas manualmente e armazenadas na galeria do dispositivo ou diretamente no Google Fotos.
“O PhotoScan é resultado do Machine Learning do Google, que permite corrigir o aspecto da foto, girá-la, aplicar realce, ajustar o equilíbrio de brancos e, o mais complicado de todos, remover o reflexo”, explica Valdir Leme, gerente de marketing do Google.
O Google Fotos — serviço de armazenamento de fotos e vídeos com espaço ilimitado e sem custo — também ganhou uma atualização que inclui novos recursos de edição, novas opções de vídeos conceituais e um sistema de compartilhamento inteligente.
O app já apresentava um conjunto básico de ferramentas de edição. A partir de agora, passa a contar com mais de 15 controles de edição, entre eles Luz, Cor, Estilo e Pop. Na opção de edição de Cor, por exemplo, foram acrescidos o “Azul Intenso” — boa pedida para as imagens ao ar livre em que se deseja realçar o céu ou o mar — e o “Tom Pele” — como o próprio nome diz, ajusta com mais precisão o tom da pele.
O aplicativo também ganhou uma nova série de filmes conceito, entre eles, o Lullaby, que reúne fotos com uma progressão em um ritmo suave e com uma trilha sonora. O Google pretende ainda, no início de dezembro, lançar filmes sobre as celebrações de Natal e Ano Novo para comemorar as datas.
Por fim, o app emite alertas para lembrar o usuário a compartilhar suas fotos com as pessoas que fazem parte dela. Vale lembrar que o compartilhamento dos conteúdos só é efetivado mediante autorização do usuário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS