Cristo Redentor no Rio se ilumina para festejar 133 anos de Itaperuna
- Atualizado em 11/05/2022 10:50
Homenagem ao aniversário de Itaperuna
Homenagem ao aniversário de Itaperuna / Divulgação assessoria
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, se iluminou na cor azul na noite de terça-feira (10) para celebrar os 133 anos do município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Em Itaperuna está localizado o monumento irmão do símbolo do Brasil, cuja geminação foi realizada em dezembro do ano passado. Simultaneamente, o Cristo Redentor de Itaperuna foi iluminado com a mesma cor.
Pela História, em 1887, foi criada a freguesia de São José do Avaí, nome em homenagem às armas brasileiras na Guerra do Paraguai. A povoação foi elevada à categoria de vila, com a denominação de São José do Avaí, favorecida pela posição geográfica de fácil acessibilidade a Campos dos Goytacazes, reforçada posteriormente pela ligação ferroviária.

A área experimentou crescimento regional, concomitante à ampliação de sua importância administrativa e, em 1889, foi elevada à categoria de cidade, não fazendo mais parte do município de Campos dos Goytacazes, com o nome de Itaperuna. Em 10 de maio destemesmo ano, foi feita a primeira eleição para a câmara dos vereadores, sendo a vitória dos republicanos, que tomaram posse no dia 4 de julho do mesmo ano. Esta foi a primeira câmara republicana do país em pleno regime monárquico, que viria a ser desbancado pelo marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889. Em 6 de dezembro, foi a vila de São José do Avaí transformada em município de Itaperuna.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS