Mário Sérgio Junior
10/01/2022 07:49 - Atualizado em 10/01/2022 09:31
Divulgação
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, usou suas redes sociais para atualizar a população quanto ao nível do rio Paraíba do Sul, em Campos. Segundo ele, as 7h desta segunda-feira (10), a medição da Defesa Civil apontava para 9,85 metros. "O Rio Paraíba ainda está subindo. Não temos nenhuma pessoa afetada", chegou a escrever. O nível de transbordo na cidade é de 10,40 metros. A Defesa Civil se mantém em alerta. Outros municípios da região Norte Fluminense também estão em atenção.
Segundo a Defesa Civil de Campos, a continuidade da elevação ou o início de diminuição do nível do Paraíba, nesta segunda-feira, depende principalmente da liberação da vazão defluída no reservatório de Santa Cecília. Desde a última sexta, quando a liberação alcançou seu pico, o Paraíba vem recebendo grande volume de água, o que tem causado a rápida elevação do nível. Ao longo da noite desse domingo (09) e madrugada desta segunda, o rio Paraíba do Sul aumentava dois centímetros a cada meia hora.
"A elevação do Paraíba em Campos se dá em razão das intensas chuvas decorridas nas regiões de influência do sistema hidrológico de nosso município, o que acarretou em destacável alta nas vazões de colaboração de seus principais afluentes e de sua calha principal. Diante da previsão de continuação de tal panorama, para os próximos momentos é esperada continuação de elevação do Paraíba do Sul em Campos", explicou o coordenador de Monitoramento da Defesa Civil, Leandro Freitas, sobre a oscilação do nível do rio ao longo deste final de semana.
Em São João da Barra, a Prefeitura informou que o nível do rio Paraíba atingiu 6m em medição feita às 20h desse domingo. A previsão é de que continue subindo. A cota de transbordo na cidade é de 8m. "Agentes da Defesa Civil estão atuando no fechamento de comportas e manilhas no Dique São João. Os produtores rurais da área no entorno do Dique foram alertados sobre a situação e orientados a retirar o gado. O telefone para emergência é 199", informou a Prefeitura.
Já em São Fidélis, o Paraíba alcançou 5,19m na manhã desta segunda. A cota de transbordo é de 5,70m. A Defesa Civil do município está em estágio de alerta e pede a população ribeirinha que fique em alerta.
Em Itaocara, outro município banhado pelo rio Paraíba, o nível da água chegou aos 5,10m e parte do Bon Valle e a rua Patápio Silva, no Caxias. A Prefeitura chegou a emitir um alerta. "Pedimos que os moradores das áreas mais baixas levantem móveis e eletrodomésticos, buscar casas de parentes ou amigos ou entrar em contato com a Defesa Civil Municipal. Mantenha remédios e documentos em sacos plásticos e guarde-os em locais seguros e acessíveis. Reforçamos que nos colocamos à disposição. Acione a Defesa Civil pelo telefone (22) 98108-1068 ou, em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros, pelo 193".
Em Cardoso Moreira, o rio Muriaé atingiu o nível de 7,98m às 7h desta segunda, dois centímetros a menos de sua cota de transbordo que é de 8m. A Defesa Civil do município está em estágio de alerta máximo. Ainda não informações sobre desalojados ou desabrigados.