Peças que restaram após furto no Museu Olavo Cardoso são transferidas para o Trianon e Museu Histórico
Folha1 27/01/2021 17:39 - Atualizado em 27/01/2021 17:44
Transferência de móveis e objetos do Museu Olavo Cardoso
Transferência de móveis e objetos do Museu Olavo Cardoso / Subcom
Com parte de sua estrutura interditada e alvo de um furto de boa parte do seu acervo no dia 28 de dezembro de 2020, o Museu Olavo Cardoso teve todo o material ainda abrigado em suas instalações transferido, na manhã desta quarta-feira (27), para o Museu Histórico de Campos e para o Teatro Municipal Trianon. A ação foi acompanhada pela presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, e pela vice-presidente, Fernanda Campos, contando com as presenças de representantes da sociedade civil, através de instituições que acompanham a gestão cultural do município.

A operação de transporte das peças foi realizada com apoio de uma equipe da secretaria Municipal de Defesa Civil e com o trabalho voluntário de agentes culturais e operacionais que atuaram nas equipes técnicas do Trianon e do Teatro de Bolso Procópio Ferreira.

— Foi um momento de grande emoção, pois vimos o empenho das equipes no cuidadoso trabalho para a retirada de cada peça. Agora, após a apresentação do projeto de restauração do imóvel do Museu Olavo Cardoso, tombado pelo Coppam (Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos), o mesmo receberá seu acervo de volta, restaurado e higienizado — anunciou Auxiliadora Freitas.

Também acompanharam a transferência o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Campos (Comcultura), Marcelo Sampaio, e o vice-presidente, Ronaldo Júnior; o conselheiro do Coppam Antônio Carlos Ornellas Berriel; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), Genilson Soares; o diretor de patrimônio comercial da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Marco Antônio de Souza Gomes; o fiscal da secretaria municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação, João Carlos de Freitas Batista; e a historiadora Graziela Escocard. Segundo Graziela, as peças quebradas serão restauradas visando a criação de um projeto expográfico, para serem exibidas no Museu Histórico contextualizando com o Museu Olavo Cardoso.
— Vamos aproveitar que o Museu Histórico de Campos encontra-se fechado devido à Covid-19 para realizar um estudo acerca de cada peça do acervo e elaborar o projeto expográfico, para logo reabrir e permitir que o público tenha acesso e informações adequadas sobre o usineiro Olavo Cardoso e o contexto da produção açucareira na cidade e principalmente da mão de obra escrava — disse Graziela Escocard.
— Na condição de representante da sociedade civil, destaco a importância desse tipo de sinalização para o diálogo entre a municipalidade e a comunidade através do acompanhamento da transferência do acervo do Museu Olavo Cardoso. Hoje, pela primeira vez, tivemos a chance de acompanhar um trabalho como este — comentou o presidente do Comcultura, Marcelo Sampaio.

Investigação do furto — No último dia 7, a assessora jurídica da FCJOL, Andréa Sodré, esteve na 134ª Delegacia de Polícia (DP) para lavrar o boletim de ocorrência, sob o número 00104/2021. Segundo a Prefeitura, o primeiro boletim, feito de forma on-line um dia após o furto pela equipe anterior da FCJOL, havia sido cancelado pela autoridade policial. No momento da lavratura do boletim presencial, a assessora jurídica solicitou a expedição de um ofício pela 134ª DP, direcionado a um posto de combustíveis localizado próximo ao Museu Olavo Cardoso, para o fornecimento das imagens das câmeras de vigilância captadas no dia do crime.

— As imagens solicitadas já foram entregues à delegacia, pela gerência do posto de combustíveis, e as informações obtidas dão conta de que a investigação está seguindo o seu curso. Qualquer novidade no processo investigatório do caso será comunicado à presidente da FCJOL por parte da Polícia Civil — afirmou Andréa Sodré.
Fonte: Prefeitura de Campos.
Transferência de móveis e objetos do Museu Olavo Cardoso
Transferência de móveis e objetos do Museu Olavo Cardoso / Subcom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS