Onça Juma Deixa Produtores Rurais Apreensivos em Boa Ventura
Nino Bellieny 05/05/2022 12:38 - Atualizado em 05/05/2022 13:02
BNB ECO
Com o Decom da Pref. de Itaperuna-RJ
ecofuturo.org.br
Na semana passada o jornalista Angelo Lorenzini deu em 1ª Mão em seu blog, a informação sobre um felino circulando em Boa Ventura, distrito de Itaperuna. O caso teve desdobramentos e a onça ganhou até um apelido, Juma, personagem do remake da novela Pantanal, da Rede Globo.
AMBIENTE INVESTIGA
Em Itaperuna-RJ, a Secretaria Municipal do Ambiente e  o setor de Vigilância Sanitária seguem investigando o ataque da onça a um cavalo. A equipe constatou que o animal foi realmente atacado por um felino.

No início da semana passada, surgiram boatos sobre o aparecimento de uma onça na região de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, nas proximidades do distrito campista de Santo Eduardo, quando começaram a circular alguns vídeos de animais machucados e mortos.

Em seguida surgiram outras imagens como a de de um cavalo machucado na zona rural de Boa Ventura e de uma suposta onça, em um depósito, na área urbana do distrito. O secretário municipal do Ambiente, Sérgio Zampier enviou uma equipe para investigar o caso.

Participaram da investigação Frank Arcanjo, subsecretário municipal do Ambiente; Marcos Paulo Thomé, consultor de Biodiversidade da S.M. do Ambiente; Patrick da Silva Costa, servidor e Andréia Seródio, coordenadora da Vigilância Sanitária e veterinária.

De acordo com o subsecretário Frank, o animal que estava transitando no depósito era um gato, mas já o cavalo fora realmente atacado por uma onça.

Nós constatamos que no vídeo feito na zona urbana não era uma onça, mas um gato. Porém, houve um ataque de um felino de maior porte ao cavalo. O fato aconteceu na propriedade dos Medeiros em Boa Ventura e realizamos alguns procedimentos com o biólogo e a veterinária”, completa Frank.

O secretário Sérgio Zampier afirmou as investigações irão continuar.

Vamos montar um grupo para instalação de armadilhas fotográficas, para monitorarmos o animal e melhor conhecer os seus hábitos, caso ainda esteja naquelas imediações. Já em relação aos vídeos, precisamos lembrar que há muita informação desencontrada sobre datas e locais. Quando houver uma aparição desse tipo, nós precisamos dessa informação com mais agilidade e de forma concreta”, finaliza o secretário.

NOTA DO BNB
Para quem tem medo e/ou quer proteger o gado e outras criações, é bom lembrar que matar um animal silvestre, ainda mais em risco de extinção, pode levar à pena de detenção e multa.
Veja um caso ocorrido em Bonito-MS, no ano de 2015, clicando AQUI
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]