Conhecimento na bagagem após quatro dias de Bett Brasil
Fabiano Rangel 13/05/2022 17:43 - Atualizado em 13/05/2022 17:44
Como mostramos na nossa última postagem aqui no Blog, viemos a São Paulo para participar de dois eventos, que marcam a retomada dos encontros presencias em busca de uma educação cada vez mais fortalecida pelo socioemocional e pelo que há de mais inovador no nosso setor.
Depois do Encontro de Líderes da Escola da Inteligência (EI), marcamos presença Bett Brasil 2022, o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, que contou com palestrantes renomados, inclusive o ministro da Educação, Victor Godoy, na abertura.
Durante quatro dias, junto com alguns líderes que atuam comigo no Centro Escola Riachuelo, tive a oportunidade de acompanhar várias palestras, cujos conteúdos vamos poder colocar em prática no nosso dia a dia.
Temas que já estamos empenhados, como a educação inclusiva; o Novo Ensino Médio; a educação na era digital; o encantamento com a contação de histórias; o diálogo e a empatia nas relações escolares; além da organização, colocando cada vez mais em prática o acolhimento e a escuta.
Tivemos a oportunidade de visitar um “mundo” no espaço do Transamérica Expo Center. Foram mais de 270 empresas nacionais e internacionais, além de 20 startups do setor. Uma ótima ocasião para podermos também ver de perto todas as novidades apresentadas por parceiros do Centro Escola Riachuelo.
Visitamos os stands do Positivo English Solution (PES), da Escola da Inteligência (EI) e do Sistema Positivo de Ensino, todos marcando presença na Bett Brasil 2022 com oferta, também, de palestras em seus espaços.
Uma delas, promovida pelo Sistema Positivo, foi ministrada pelo professor José Motta, sobre os Desafios, Tendências e Ações Docentes para o Novo Ensino Médio. Foi maravilhoso ouvi-lo e ficou fácil de entender porque ele é um sucesso, como entusiasta em metodologias ativas de ensino e tecnologias educacionais.
Foram dias agregadores para aprimorarmos nossas práticas diárias e acompanhar toda projeção de futuro da educação, que será cada vez mais tecnológica e inovadora. No entanto, voltaremos de São Paulo ainda mais cientes de que de nada adiantará estes avanços se não formos uma escola humana, afetiva e dedicada ao socioemocional.
Retornarei a Campos na certeza de que na minha bagagem terá mais conhecimento e o desejo de aprender sempre mais. Que venha o próximo congresso!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.