Quissamã adere à Frente Nacional dos Prefeitos para compra de vacina
Dora Paula Paes 03/03/2021 14:28 - Atualizado em 03/03/2021 15:07
Fátima destacou união do RJ
Fátima destacou união do RJ
A prefeita de Quissama, Fátima Pacheco (DEM), disse nesta quarta-feira (3) que o município aderiu ao consórcio público da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para aquisição das vacinas contra a Covid-19. E outros prefeitos da região devem fazer o mesmo. O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania) também assinou entrada no consórcio. O prazo para a adesão ao consórcio da FNP termina na sexta-feira (5) e será oficializado em assembleia no próximo dia 22.
Na região, inicialmente, estudou-se a possibilidade de comprar vacinas por meio do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), do qual Fátima é presidente.  "O movimento paralelo regional para a compra da vacina não seguirá adiante pelo Cidennf", informou Fátima.
"A Frente Nacional terá mais condições de trabalhar essa compra com os laboratórios internacionais, reduzir o preço pela quantidade, abrir um canal de interlocução maior do que os movimentos regionais. Queremos a vacina o quanto antes. Estou muito preocupada, principalmente, com os últimos dados de ontem. Aqui em Quissamã, dos 20 leitos de UTI, estamos com oito ocupados, no entanto, não significa tranquilidade", disse.
Ainda, segundo a prefeita de Quissamã, o processo de adesão ao consórcio da Frente Nacional é muito simples, sem grandes burocracias. Basta apenas acessar o site e preencher o formulário, indicando a quantidade de vacinas necessárias para o município. "Enquanto isso, seguimos com o cronograma a aplicação das vacinas do Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal", ressalta.
O consórcio da FNP leva em conta a possibilidade de acelerar o processo de vacinação no país, para a retomada segura das atividades e da economia. Os recursos para compra de vacinas poderão ser disponibilizados de três formas: por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais. A ideia inicial é trabalhar sem gastos para os municípios que aderirem à iniciativa
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), também está para decidir na quinta-feira (4) sobre a adesão do município, conforme informou o líder do governo na Câmara, vereador Álvaro Oliveira (PSD), em entrevista no Folha no Ar, da Folha FM 98,3, na terça-feira (2).
O prefeito de Ribeirão Preto e representante da região Sudeste na entidade, Duarte Nogueira (PSDB), disse nesta manhã, que mais de 400 prefeituras de todo o país, incluindo 18 capitais, demonstraram interesse em integrar o consórcio.
"Até sexta-feira, a Frente vai distribuir , para todos os municípios que se manifestaram interessados, uma minuta de projeto de lei para que, até o dia 19 de março, às câmaras municipais possam dar autorização legal para os municípios se associarem", disse em entrevista nesta manhã.
A formação do consórcio ocorre em meio ao aumento dos casos de Covid-19 no Brasil. O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, chegou a divulgar na segunda-feira (1º) uma carta alarmante com sugestões de medidas urgentes contra o iminente colapso das redes pública e privada de saúde, entre elas um toque de recolher nacional e fechamento de escolas, bares e praias.
 
 
Vale ressaltar, que na região, a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, já tomou a medida de fechar as praias e, segundo ela, a compreensão da população foi importante.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS