Ações de prevenção à desastres discutidas pela Defesa Civil na ACIC
Ícaro Abreu Barbosa - Atualizado em 26/02/2021 18:01
Em evento realizado pela Subsecretaria Estadual de Defesa Civil, ações para redução de riscos e desastres foram tratadas com representantes de prefeituras da região Norte Fluminense. O encontro foi promovido na manhã desta sexta-feira (26), na sede da Associação Comercial e Industrial de Campos-ACIC, em Campos. O Subsecretario Estadual de Defesa Civil, Márcio Romano, e o Superintendente Operacional de Defesa Civil do Estado, Alexandre Silveira de Souza, marcaram presença.
O objetivo do evento foi estreitar os laços entre a Defesa Civil Estadual e os responsáveis pela gestão dos municípios das regiões Norte e Noroeste, assim como promover a entrega dos cadernos de recomendações para os prefeitos, através de seus secretários. A entrega foi feita de maneira individual para os seis municípios: Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Carapebus, Conceição de Macabu e Quissamã. Ele contém diversas observações e faz um diagnóstico dos cenários de crise e medidas recomendadas para amenizá-las.
– O caderno é específico para cada município e foi feito através de um diagnóstico que teve vários estudos como base. Vimos os pontos bons e também aqueles que as gestões municipais podem melhorar. Esse caderno será levado à cada prefeito, que vai tomar conhecimento daquilo que é importante e, assim, vai conseguir fazer sua Defesa Civil agir de uma forma mais técnica – explicou o Subsecretario Estadual de Defesa Civil, Márcio Romano.
Sobre a reunião, Márcio Romano comentou: “Foi ótima e atingimos nosso objetivo. Nosso papel principal aqui é reduzir os riscos de desastres e para isso precisamos fortalecer os municípios nas suas gestões de defesa civil, assim nós ganhamos também”.
O Superintendente Operacional de Defesa Civil do Estado, Alexandre Silveira de Souza, destacou que nenhuma vida espera e que é melhor se preparar para, no caso de qualquer desastre, os municípios retornarem à normalidade o mais rápido possível e não ter que contar corpos e feridos.
– Todo procedimento que o Estado puder tomar para auxiliar e colaborar com as ações municipais no ato de salvar vidas será feito. Hoje nos colocamos à disposição de todos os municípios da região Norte Fluminense para que, na ocorrência de algum desastre, eles saibam quais são os procedimentos mais eficientes para retomar a normalidade o mais rápido possível – concluiu Alexandre Silveira de Souza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS