No apagar das luzes do governo, cultura novamente às escuras - Trianon e Arquivo tem energia cortada nesta quinta
17/12/2020 13:16 - Atualizado em 17/12/2020 21:52
O Teatro Trianon, o Arquivo Público Waldir Pinto de Carvalho e Shopping Popular Michel Haddad (informação atualizada por fonte) amanheceram nesta quinta-feira (17) com suspensão de energia elétrica por falta de pagamento pela Prefeitura de Campos. O corte de energia em prédios públicos da prefeitura é recorrente. Em maio, a Enel cortou a energia do Museu Histórico, do mesmo Trianon, que sedia a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, e de outros sete prédios públicos. Em julho, também tiveram energia cortada a Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Limpeza Pública e Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca). À época, o poder público municipal informou que tratativas estavam sendo feitas com a concessionária Enel e que medidas estão estariam sendo adotadas. 
Sem fornecimento de energia elétrica, o Arquivo Público fica sem condições de manter seus acervos e seu prédio seguro. Instituição sediada no prédio do Solar do Colégio, em Tocos, abriga vasto material histórico, de grande importância para os campistas e para a região. A falta de climatização dos ambientes onde estão armazenados esses acervos, ameaça sua integridade e a segurança.
A cultura parece sofrer, não apenas de falta de apoio do poder público, mas também de boicote administrativo. Os equipamentos culturais ficaram com serviços paralisados e  com seus acervos em risco. Como um dos exemplos de dano, a Lei de Emergência Cultual Aldir Blanc, com aprovação fruto de esforço hercúleo do setor cultural, e que depende de ação municipal para que os auxílios previstos cheguem até os agentes culturais, tiveram comprometimento em Campos por falta do básico: energia elétrica. Agora, novamente, equipamentos cruciais à cultura campista ficam novamente comprometidos. 
*Atualização com posição da concessionária Enel e Prefeitura de Campos, ambas via assessoria de comunicação:
Enel:
"A Enel Distribuição Rio informa que interrompeu, na data de hoje (17), o fornecimento de energia em diferentes unidades da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes em função de débitos com a companhia. O restabelecimento da energia será realizado à medida em que os pagamentos forem identificados ou informados pelo município. A companhia ressalta, no entanto, que vem tentando negociações junto ao município em função dos débitos com a empresa. A Enel reforça que os cortes são precedidos de notificação, cumprindo a resolução 414 da agência reguladora do setor elétrico (ANEEL), e ocorrem em unidades que não prestam serviços essenciais". 
Prefeitura: 
"A Prefeitura de Campos está ciente da falta de energia nestes locais e está solucionando a questão junto a concessionária Enel. A Prefeitura reforça que já havia solicitado a Enel o encaminhamento das contas separadamente para que os pagamentos pudessem ser realizados de forma individual. De toda forma, a Prefeitura já fez nova solicitação à concessionária para que novo pagamento referente a energia possa ser feito, o quanto antes".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]