Alergia ao Glúten
- Atualizado em 20/09/2020 07:59
Pesquisadores da Universidade de Columbia (Columbia University Irving Medical Center) publicaram um estudo onde esclarecem que existem outras alergias ao Glúten que não a Doença Celíaca.
O glúten, uma proteína presente no trigo e seus derivados, está envolvido em polêmicas desde a década de 60, onde se identificou que certas pessoas sofriam várias desordens quando consumiam pães, biscoitos e macarrões. 
Os sintomas da Doença Celíaca podem variar e, vão desde quadros com poucos sintomas até diarreias, cólicas, fraqueza, desânimo, dores de cabeça, inflamações na língua (gossite) e aftas. 
Contudo, recentemente tem se observado muitas pessoas que não se enquadram no diagnóstico clássico de D. Celíaca e apresentam alguns dos sintomas descritos acima. 
Nesse sentido os pesquisadores analisaram os anticorpos de vários indivíduos com sensibilidade ao glúten e compararam com o padrão de pessoas celíacas. A conclusão é que pode haver dois diagnósticos nesses casos:
1) Doença Celíaca Clássica;
2) Sensibilidade ao Glúten.
No primeiro caso, o organismo elabora uma forte resposta inflamatória nos intestinos de quem consome glúten. Já na Sensibilidade ao Glúten o indivíduo gera a resposta inflamatória, mas com menos gravidade.
O sistema imune de quem apresenta Sensibilidade ao Glúten parece aprender com as primeiras vezes que a pessoa ingeriu Glúten e se adapta para não responder de forma tão exacerbada. 
A intenção dos pesquisadores é compreender melhor essa resposta mais controlada e tentar induzir o sistema imune dos Celíacos a responder de forma mais amena.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]