Pandemia suspende atendimento e estatísticas do CRDI
Ícaro Barbosa 18/09/2020 16:57 - Atualizado em 18/09/2020 17:03
A pandemia da Covid-19 já invadiu a cidadela. Mas um outro front não pode deixar de ser combatido em Campos. A dengue, chikungunya e zika, doenças causadas pelo Aedes aegypti, são velhas inimigas declaradas da população de Campos, especialmente no verão. Mas o Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), responsável pelo atendimento aos vitimados e pelo controle estatístico dessas doenças, está fechado desde março. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que atua no combate direto ao mosquito, continua em atividade.
De acordo com a Prefeitura de Campos, as Unidades Pré-Hospitalares (Saldanha Marinho, Travessão, Santo Eduardo, Guarus, São José e Ururaí), UPA e os dois hospitais (Hospital Ferreira Machado e Hospital Geral de Guarus) são responsáveis por toda a urgência e é para estas unidades que as pessoas com sintomas de dengue, zika e chikungunya devem se dirigir. “Devido à pandemia do coronavírus, ambulatórios da rede de saúde, como o CRDI, tiveram que ser fechados, cumprindo uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar aglomerações. É importante salientar, também, que houve a necessidade de afastamento de profissionais médicos considerados do grupo de risco, determinado por decretos federal, estadual e municipal. A secretaria de Saúde realocou os profissionais dos ambulatórios, visto a emergência do momento de pandemia”.
Sobre a atuação dos agentes, a Prefeitura informou que segue com “trabalho de prevenção, respeitando as medidas de segurança ao coronavírus, com os agentes utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).O CCZ lembra que a população deve aproveitar o período de quarentena para redobrar os cuidados com a prevenção, reservando 10 minutos do dia para a limpeza do quintal, já que 80% destes foram encontrados em residências e que o melhor método de prevenção das arboviroses é a eliminação dos focos do vetor”.
Segundo a Prefeitura, a superintendência de Postura também segue com a fiscalização em terrenos. “Os fiscais percorrem a cidade e realizam as notificações quando identificam irregularidades. Só este ano, até o início de setembro, foram notificados 312 terrenos em diferentes bairros do município, entre eles, o Jóquei. A partir da notificação, os proprietários têm prazo de 30 dias para fazer a limpeza. Normalmente, o prazo das notificações é respeitado. Quando não é, os responsáveis são multados e a Prefeitura efetua a limpeza, repassando o custo do serviço ao proprietário. Denúncias devem ser feitas pelo Whatsapp da superintendência de Posturas (22) 981683645”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS