Norte e Noroeste com 2.333 casos positivos de Covid-19
Paula Vigneron 27/05/2020 13:56 - Atualizado em 27/05/2020 23:11
Municípios do Norte e Noroeste Fluminense continuam a contabilizar aumento no número de mortes e casos confirmados de coronavírus. Nesta quarta-feira (27), Campos e Itaperuna registraram óbitos em decorrência da Covid-19. Macaé, São João da Barra, São Fidélis, São José de Ubá, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Quissamã, Carapebus e São Francisco de Itabapoana divulgaram boletins epidemiológicos com novos dados. Com as atualizações, as regiões somam 90 mortes e 2.333 pacientes contaminados pela Covid-19.
O novo boletim epidemiológico de Campos, divulgado na noite desta quarta-feira, trouxe a confirmação de mais 79 casos positivos de coronavírus, sendo um novo óbito. O município já registrou 650 confirmações da doença, destas, 28 pessoas morreram. De acordo com a secretaria municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde, o acréscimo é em razão de atualização para melhoria do sistema utilizado pelo Estado para a notificação. Além disso, 1.923 pessoas são acompanhadas pelos órgãos com sintomas similares aos do vírus e outras onze mortes por suspeita da Covid-19 são investigadas na cidade. Até o momento, após exames, 307 casos já foram descartados em Campos.
Segundo o boletim desta quarta-feira, o óbito recente é de um idoso, de 77 anos, com comorbidades. Do total de casos suspeitos no município, 1.923, são 1.780 de Síndrome Gripal (SG) e 143 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A Prefeitura informou, ainda, que 219 pacientes já se recuperaram do novo coronavírus em Campos.
A Prefeitura de Itaperuna, Noroeste Fluminense, confirmou o quarto óbito em decorrência do novo coronavírus na cidade, que já tem 128 casos positivos da doença e investiga outros 39 suspeitos.
Mais nove casos de coronavírus foram confirmados em Macaé. O município soma 669 casos da doença, sendo 325 pacientes recuperados e 25 óbitos. Em relação à ocupação de leitos de UTI por pacientes com Covid-19, a Prefeitura informou que a taxa caiu de 50% para 47,7%, entre essa terça (26) e quarta-feira. Dos 21 pacientes hospitalizados na UTI, 17 testaram positivos, três aguardam o resultado do exame e um testou negativo.
São João da Barra confirmou mais sete casos de coronavírus nesta quarta-feira, totalizando 84 pacientes com teste positivo para a doença no município. Deste total, 44 pessoas já se recuperaram, quatro óbitos foram registrados e 36 pacientes ainda estão com a doença.
São 60 casos suspeitos de coronavírus em São João da Barra, aguardando resultado de exames laboratoriais. Todos os casos suspeitos e confirmados, que não estão entre internados e recuperados, cumprem isolamento domiciliar.
A secretaria de Saúde de São José de Ubá informou que foram confirmados mais seis casos positivos de coronavírus, totalizando 40 pacientes contaminados pela Covid-19. Destes, 20 foram considerados recuperados. Três pessoas apresentaram sintomas suspeitos e aguardam resultado de exame laboratorial. O município já descartou 17 suspeitas da doença e tem uma morte por coronavírus.
A Prefeitura de Cardoso Moreira confirmou três novos casos positivos e um suspeito de coronavírus. O município registra, agora, 13 pacientes contaminados pela Covid-19, sendo sete recuperados, e um caso suspeito. Trinta e três suspeitas da doença foram descartadas. Um paciente permanece internado e seis, em isolamento domiciliar.
Já Carapebus registrou mais dois casos positivos da doença. Com o aumento, o município passa a contabilizar 32 casos confirmados, dois suspeitos e 40 descartados. Quatro pacientes foram considerados recuperados e um permanece em isolamento hospitalar. Desde o início da pandemia, ocorreram duas mortes em decorrência da Covid-19.
O município de São Francisco de Itabapoana também divulgou que foram confirmados mais dois casos de coronavírus, totalizando 54. Mais uma suspeita da doença também foi contabilizada e mais um caso foi descartado. Com isso, 15 pessoas que aguardam resultado de exames e 29 casos descartados. O número de óbitos permanece em cinco.
O município de Bom Jesus do Itabapoana manteve as estatísticas referentes aos casos de coronavírus e informou que, apesar da estabilização dos registros de Covid-19, houve redução no número de leitos de enfermaria disponíveis à população. Os dados são da secretaria municipal de Saúde, que confirma 55 casos positivos, 15 suspeitos, 38 recuperados e duas mortes por coronavírus.
De acordo com o boletim, Bom Jesus dispõe de 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 leitos de enfermaria. Entre terça (26) e quarta, a ocupação dos leitos de UTI se manteve: 14 deles estão sendo utilizados e oito permanecem vagos. Quanto aos clínicos, nessa terça, eram 31 disponíveis e, nesta quarta, são 25.
Italva registrou mais um caso positivo nesta quarta-feira. De acordo com o novo boletim, o município tem 41 pacientes contaminados pelo coronavírus. Destes, seis estão recuperados. Um caso suspeito está sendo monitorado e aguarda resultado de exame laboratorial. Até o momento, 16 casos foram descartados e houve duas mortes pela doença.
Itaocara também confirmou mais um caso de coronavírus. A cidade contabiliza 47 confirmações da doença, duas suspeitas e 14 casos descartados. De acordo com a Prefeitura, 10 pacientes estão em isolamento domiciliar e cinco permanecem internados. Trinta e uma pessoas foram consideradas recuperadas. O boletim informa, ainda, que a taxa de letalidade da Covid-19 em Itaocara é de 6,5%.
Os óbitos das regiões, até o momento, foram contabilizados nos seguintes municípios: Campos (28), Macaé (25), São Fidélis (7), São Francisco de Itabapoana (5), São João da Barra (4), Itaperuna (4), Itaocara (3), Miracema (3), Bom Jesus do Itabapoana (2), Carapebus (2), Italva (2), Santo Antônio de Pádua (1), Conceição de Macabu (1), São José de Ubá (1), Natividade (1) e Quissamã (1).
Em todo Norte e Noroeste Fluminense, foram confirmados casos em: Macaé (669), Campos (650), São Fidélis (184), Itaperuna (128), São João da Barra (84), Conceição de Macabu (75), Santo Antônio de Pádua (72), Bom Jesus do Itabapoana (55), São Francisco de Itabapoana (54), Quissamã (51), Itaocara (47), Italva (41), São José de Ubá (40), Laje do Muriaé (35), Carapebus (32), Porciúncula (25), Cambuci (23), Miracema (22), Aperibé (14), Natividade (13), Cardoso Moreira (13) e Varre-Sai (6).
Monitoram pacientes com quadro suspeito: Campos (1.923), Miracema (188), Santo Antônio de Pádua (98), Cambuci (74), São João da Barra (60), Laje do Muriaé (51), Itaperuna (39), Aperibé (25), Varre-Sai (19), Conceição de Macabu (17), Bom Jesus do Itabapoana (15), São Francisco de Itabapoana (15), Quissamã (14), São Fidélis (12), Natividade (6), São José de Ubá (3), Itaocara (2), Carapebus (2), Italva (1), Porciúncula (1) e Cardoso Moreira (1).
*A Prefeitura de Macaé suspendeu a divulgação de informações sobre o número de pacientes com suspeita de Covid-19.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS