Caso suspeito de coronavírus em Nova Friburgo
Catarine Barreto 27/02/2020 13:38 - Atualizado em 02/03/2020 14:05
Prefeitura de Nova Friburgo investiga caso suspeito
Prefeitura de Nova Friburgo investiga caso suspeito / Divulgação
Mais um caso suspeito de coronavírus (Covid 19) registrado no Brasil. Desta vez em Nova Friburgo. De acordo com a Prefeitura do município serrano, uma mulher deu entrada em uma unidade hospitalar privada na segunda-feira (24). A Subsecretaria de Vigilância em Saúde do município acompanha o caso junto com Secretaria de Estado de Saúde (SES). O Ministério da Saúde confirmou na terça-feira (25) o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem de 61 anos, de São Paulo (SP), que esteve na Itália entre os dias 09 e 21 deste mês. Após o caso confirmado em SP, a SES divulgou em nota nesta quinta, que está em alerta máximo e pronta para enfrentar o Coronavírus, caso alguma suspeita seja confirmada em território fluminense. 
De acordo com a nota oficial do município, a paciente deu entrada na unidade com sintomas da doença depois de desembarcar de um cruzeiro vindo da Argentina. A viagem teve início no último dia 16 deste mês e o desembarque aconteceu na segunda.
  O hospital informou que a paciente passa bem, sem agravamento do quadro, inclusive podendo ter alta ainda nesta quinta-feira (27), com orientação de precaução de contato. A unidade também informou que que foram adotadas todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas.
Também foi coletado amostras e a realização de testes para vírus respiratórios comuns. O material foi encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen RJ), e também para a Fiocruz.
Secretaria de Estado de Saúde- Em nota divulgada nesta quinta-feira (27), a SES informou que está preparada e em alerta máximo para enfrentar a doença no território fluminense. Até o momento, a China é o país mais afetado, com mais de 78 mil casos da doença e 2,7 mil mortes. 
O plano emergencial, de acordo com a SES, tem a intenção de sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade da esfera estadual de governo. Ficou decidido que a Secretaria vai apoiar, em caráter complementar, os gestores municipais no combate a um possível surto de coronavírus, precavendo-se e organizando o enfrentamento de tudo aquilo que sair da normalidade.
A SES começou a preparação do plano de contingência em funcionamento no Nível Zero. Os demais níveis de acionamento (um, dois e três) são organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos.
O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para limitar a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde. Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.
O terceiro item abordado aponta para a comunicação do problema: informações sobre os riscos e casos registrados no Estado do Rio de Janeiro devem ser informados à sociedade o mais rápido possível para, entre outras coisas, combater a desinformação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS