Mesmo com janeiro desaquecido, materiais de construção têm crescimento
26/02/2020 21:36 - Atualizado em 02/03/2020 14:43
Investidores da Construção Civil ainda com receio
Investidores da Construção Civil ainda com receio / Antônio Leudo
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou a nova edição da sua pesquisa Índice, estudo realizado pela FGV com dados do IBGE sobre as vendas de materiais de construção em todo o país. O estudo destaca retração de -1,3% no faturamento de janeiro em relação a dezembro, o que, no entanto, não afetou o crescimento acumulado, que nos últimos 12 meses chegou a 1,3%.
A pesquisa da associação indica que em janeiro de 2020 a indústria de materiais de construção faturou 3,4% menos do que no mesmo mês do ano anterior. Esse resultado, contudo, não altera a previsão de um ano de crescimento no faturamento do setor.
"Ainda que sujeito às externalidades, estimamos um crescimento de 4,0% no faturamento da indústria de materiais de construção em 2020", declarou Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.
Na visão de Navarro, o resultado acumulado positivo confirma a melhora do ambiente econômico. O momento mais positivo, segundo o porta-voz da Abramat, pode ser observado a partir da análise de outros indicadores setoriais e de mercado.
"As taxas de juros baixas, o impulso no poder de compra das famílias dada pela liberação de valores do FGTS e a, ainda que lenta, geração de vagas de emprego, são sinais de um cenário mais favorável. Falando especificamente do setor da construção civil, é importante destacar a retomada das obras no segmento imobiliário, inclusive com o oferecimento de novas modalidades de financiamento, que aquecem as vendas de materiais de construção", explicou Rodrigo Navarro.
Os dados de emprego na indústria de materiais de construção demonstraram crescimento em janeiro de 2020. Em comparação a dezembro, o aumento de vagas foi de 0,6%. Na comparação com janeiro de 2019, o crescimento foi de 0,4%.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS