Moradores de Santa Cruz protestam contra leilão de antiga usina
Catarine Barreto 22/01/2020 09:43 - Atualizado em 25/01/2020 18:38
  • Esmael Serpa

    Esmael Serpa

  • Moradores protestam contra leilão em Santa Cruz

    Moradores protestam contra leilão em Santa Cruz

  • Moradores protestam contra leilão em Santa Cruz

    Moradores protestam contra leilão em Santa Cruz

Moradores de Santa Cruz, em Campos, fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira (22) contra um leilão da antiga usina da localidade e de cerca de 250 casas de antigos trabalhadores da usina. Segundo os manifestantes, eles temem perder suas moradias. Para chamar atenção do poder público, os moradores utilizam cartazes e andaram pelas ruas da localidade.
O leilão da antiga usina e das casas ao redor está marcado para o dia 4 de fevereiro, em São Paulo. Atualmente, a área pertence a usina Nova Canabrava e ao antigo proprietário William Pretyman, mas a venda faz parte de um processo de recuperação judicial da Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool (CBAA).
 
Umas das organizadoras da manifestação, Katia Pinheiro, é moradora da localidade há 20 anos e segundo ela, não houve um aviso sobre o leilão, marcado para o início de fevereiro.
— Nós fomos avisados, através dos papéis entregues nas casas, ontem. É muito pouco tempo e não nos deram nenhuma explicação. Moro aqui há 20 anos, nasci e cresci aqui e temos medo do futuro da gente e das nossas casas — disse.
O ex-funcionário da Usina, Esmael Serpa, 49 anos contou que desde que a usina fechou, em 2012, ele e diversos  moradores ficaram sem receber os direitos trabalhistas, que de acordo com a sua advogada, ultrapassa o valor de R$ 100 mil reais.
—A grande maioria que mora aqui é ex-funcionário da usina que sequer receberam seus direitos trabalhista quando a usina fechou. Agora querem leiloar a usina, mas e o nosso dinheiro? Se eu recebesse o que me devem, já tinha comprado uma casa pra mim, mas preciso receber pelo que trabalhei — ressaltou.
Uma equipe da Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), além de três viaturas da Polícia Militar estiveram no local, mas a manifestação aconteceu de forma pacífica e percorreu diversas ruas do loteamento. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS