Fomento de R$ 30 milhões para projetos inovadores
21/01/2020 22:15 - Atualizado em 25/01/2020 18:38
A inovação tem sido cada vez mais recorrente nas conversas sobre empreendedorismo, mas também ao aperfeiçoamento de um produto ou serviço, como a melhoria de um processo para obter um diferencial competitivo. E não é exclusividade de grandes empresas. De olho também nos pequenos negócios a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e a Agência de Fomento do Rio (AgeRio), com apoio do Sebrae Rio, se unem a um programa que disponibilizará R$ 30 milhões para fomentar iniciativas inovadoras em todo o estado. Nesta quarta-feira, às 14h, o edital do programa será apresentado em Campos, no Centro de Convenções da Uenf.
Batizado de “Programa Inovação Rio”, o projeto inclui micro, pequenas e médias empresas de base científico-tecnológica com propostas de inovação em produto, processo, organizacional ou marketing. Deste grupo, está excluído apenas o Microempreendedor Individual (MEI).
Ao participar de um debate com os empresários na ocasião, o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, falou do grande potencial das MPEs de se desenvolver e alçar voos cada vez mais altos. “Ao trabalhar a gestão e a inovação, no futuro, um pequeno negócio pode se tornar uma empresa unicórnio.”
O gerente do Sabrae em Campos, Gilberto Soares explicou que o órgão apoiará os empresários na elaboração do plano de negócios, de acordo com as premissas do edital, e que os 14 escritórios regionais estão prontos para orientar na construção do projeto que deverá ser submetido à Faperj.
Ao detalhar os critérios do edital, Guilherme Santos, assessor da Faperj, contou que a demostração científico-tecnológica do projeto é um dos critérios fundamentais para a seleção. “Cada empresa só poderá inscrever um projeto e terá 24 meses para executá-lo”, complementa.
Já Graciela Paveck, gerente de Negócios da Agerio, explica que a inovação não precisa ser obrigatoriamente disruptiva, o que amplia o acesso das MPEs ao edital. “As empresas podem desenvolver projetos para a melhoria de processos”, cita.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS