Produtores voltam a abastecer o IFF
21/01/2020 21:43 - Atualizado em 25/01/2020 18:38
IFF Campos
IFF Campos / Isaias Fernandes
Agricultores familiares de Campos e região voltaram a entregar desde segunda-feira (20) produtos alimentícios para a merenda do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Centro, para atender o calendário de aulas de 2020. Através da Secretaria Municipal de Agricultura, os agricultores receberam apoio para elaboração do projeto de venda e organização dos documentos exigidos no edital. Além do IFF, escolas da rede municipal também compram alimentos da Agricultura familiar.
No segundo semestre de 2019, houve Chamada Pública do IFF de R$ 725.361,00 para o Campus-Centro e R$ 91.319,00 para o Campus Guarus. As entregas começaram em 2019 e, após o recesso de final de ano, retornaram em janeiro de 2020.
São frutas, legumes e hortaliças, como abóbora, aipim, alho poró, banana prata, beterraba, cebolinha verde, couve, goiaba, hortelã e limão, dentre outros, além de iogurte. Tudo fornecido pelas famílias dos assentamentos Antônio de Farias, Chê Guevara, Ilha Grande, Josué de Castro, Oziel Alves, Novo Horizonte, Zumbi dos Palmares e não assentados do Carvão e de Santa Maria.
— A chamada pública segue critérios do Programa Aquisição de Alimentos (PAA), pelo qual instituições que recebem recurso federal têm que direcionar ao menos 30% do valor da merenda à agricultura familiar. Orientada pelo prefeito Rafael Diniz, a Secretaria vem articulando essa aproximação, além de apoiar o agricultor familiar no preparo do solo e elaboração dos projetos de venda, fechando o ciclo — explica o secretário de Agricultura, Robson Vieira.
A nutricionista do IFF, Alessandra Asmar, elogiou a qualidade dos produtos e destacou a importância da parceria. O produtor Cilio Carlos Mota, o Nilinho, concordou. “Só temos a agradecer o apoio da Secretaria de Agricultura e a oportunidade oferecida pelo IFF. Que que essa parceria dure por muitos e muitos anos”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS