Base de soldagem pode gerar empregos
Mário Sérgio Junior 10/01/2019 18:59 - Atualizado em 17/01/2019 15:29
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), recebeu em seu gabinete, na última quarta-feira, o diretor de operações e o gerente de projetos da empresa Dome junto ao coordenador de relações institucionais da Technip. De acordo a prefeita, as duas companhias pretendem desenvolver, no município, uma base para soldagem de tubos de aço carbono para atender a produção de petróleo e gás offshore, o que deve gerar mais empregos para a população.
— Se tudo caminhar bem, eles iniciam a construção civil ainda no primeiro semestre deste ano. Deverão ser oferecidas cerca de 300 oportunidades de trabalho nessa fase inicial, e na operação serão necessários 150 profissionais mais especializados — informou Carla Machado, em publicação feita em seu perfil no Facebook.
A prefeita acrescentou, ainda, que além da base de soldagem a Dome trabalha a possibilidade de ter um dique flutuante para reparo naval de navios de grande porte.
O superintendente de Trabalho e Renda de SJB, Sávio Saboia, comentou a informação. “O Balcão de Oportunidades está atento aos investimentos que vão iniciar para promover cada vez mais sanjoanenses ao mercado de trabalho”, disse.
Outro investimento que tem gerado emprego para São João da Barra é a construção da Térmica no Porto do Açu. No final do ano passado, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra, por meio da superintendência de Trabalho e Renda, divulgou os números de empregos gerados no consórcio.
De acordo com os dados, das 1.419 vagas atualmente ocupadas, 828 pertencem a São João da Barra, ou seja, quase 60%, dos empregos. As demais são ocupadas por trabalhadores de outras regiões.
O governo municipal tem trabalhado a fim de melhorar ainda mais esses números por meio de interlocução constante junto aos RH´s das principais empresas que atuam no Porto e por meio de processos de qualificação do cidadão local.
Segundo a superintendência de Trabalho e Renda, em novembro de 2018 o índice de empregabilidade chegou a 59% das vagas de trabalho preenchidas por sanjoanenses no campo de obra da Andrade Gutierrez e Acciona.
Além disso, a parceria do governo municipal com a empresa Gás Natural Açu (GNA), implantou no município do Programa de Qualificação Profissional, que oferece 520 vagas para cursos gratuitos nos segmentos de Construção Civil, Eletricidade, Mecânica, Logística e Metalurgia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS