"Coisa da Gente" em cartaz até este domingo no TB
Jhonattan Reis 01/09/2018 14:32 - Atualizado em 03/09/2018 14:24
ENTITY_quot_ENTITYCoisa de GenteENTITY_quot_ENTITY no TB
ENTITY_quot_ENTITYCoisa de GenteENTITY_quot_ENTITY no TB / Divulgação
O espetáculo infanto-juvenil “Coisa da Gente”, que possibilita ao público um passeio pela cultura da região, tendo como foco principal o reconhecimento das raízes culturais da cidade de Campos, segue em cartaz até este domingo (2), no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, no Centro de Campos. A peça, do grupo Tubo de Ensaio, será encenada às 17h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e estão à venda na bilheteria do teatro.
De acordo com o diretor do espetáculo, Fabrício Simões, “Coisa da Gente” tem como molde o teatro de rua e o mambembe, passando pelo clown e utilizando, ainda, a música e a manipulação de bonecos para trazer à cena diversas formas de se contar histórias. Ele explicou que a peça já foi apresentada em vários espaços, como escolas e praças, e que esta é a primeira temporada em um palco italiano.
— É um espetáculo muito divertido e todas as apresentações foram muito legais. Preparamos esta montagem para apresentar em ruas, praças. Porém, já passamos por vários lugares, inclusive com o Projeto 1001 Espetáculos (projeto cultural de ônibus teatro que passa por várias cidades do Estado do Rio). Encenar isso num palco italiano está sendo ótimo, e com ótima recepção do público. As crianças se divertem muito, adoram conhecer e brincar. Inclusive, elas sempre ficam bastante animadas na parte em que a gente abre uma rodinha de jongo e Mana Chica. Todos adoram cantar — disse.
À primeira vista, conforme explica o grupo, “Coisa da Gente” tem tudo para atrair a atenção apenas do público infantil. No entanto, por se tratar da história da cidade de Campos, torna-se um atrativo para pessoas de todas as idades, que se identificam com os personagens, com as músicas e com as histórias das raízes culturais da região.
— O espetáculo é classificado como infanto-juvenil, mas que é apreciado por pessoas de todas as idades. Estamos falando sobre a história e cultura de Campos. Então, é importante para crianças, jovens, adultos e idosos. Convidamos a todos para conhecer mais da nossa cultura — falou Fabrício, que ainda assina a cenografia, iluminação, adereços cênicos e visagismo da montagem.
No elenco, estão os atores Eliana Carneiro, Gabrielle Sampaio, Leandro Campos, Mônica Patta, Nathan Nunes e Rodri Mendes, sendo que o espetáculo também conta com os músicos Dan Motta, David Caldas e Natan Jr. O grupo ainda tem, em sua equipe, o preparador corporal Luciano d’ Paula e o preparador vocal Fabiano Domingues. O texto, conta Fabrício, é uma adaptação para teatro feita por Mônica Patta, de um cordel do professor e escritor Hélio Coelho.
— Mônica Patta conheceu a obra de Hélio Coelho, que mostrou para ela um cordel feito por ele com o mesmo nome, “Coisa da Gente”. Foi daí que ela ficou fascinada e adaptou o cordel para teatro. Ela normalmente dirigia e atuava ao mesmo tempo. Porém, desta vez me convidou para assinar a direção e está sendo um trabalho muito gratificante.
Ainda de acordo com Fabrício Simões, a recepção do público está sendo ótima.
— Foi assim desde o começo, quando passamos por escolas e outros lugares, e está sendo assim, também, no Teatro de Bolso, nos dias que apresentamos até agora. É um espetáculo muito interativo. Os atores trazem malas e delas saem as histórias. As crianças ficam encantadas com isso. E é bom que todos estão tendo a oportunidade de obter mais conhecimentos sobre a parte cultural da nossa cidade, nossas histórias e lendas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS