Academia de Letras do Brasil chega a Campos
Jhonattan Reis 22/07/2018 12:12 - Atualizado em 25/07/2018 15:27
Reprodução - Facebook
Uma solenidade marcará, na noite desta segunda-feira (23), a inauguração da Academia de Letras do Brasil (ALB) seção Campos e o lançamento do livro que ressaltará o surgimento da seção e os seus membros fundadores. A obra, intitulada “Memorial da Academia de Letras do Brasil Seccional Campos dos Goytacazes-RJ”, é organizada pela escritora Sol Figueiredo, presidente da seção Campos. O evento acontecerá a partir das 19h, na sede da Academia Campista de Letras (ACL), localizada no Jardim São Benedito, no Centro, e terá, ainda, apresentações artísticas. A entrada é franca.
— A solenidade contará com a presença do presidente da ALB no Brasil, Mario Carabajal. Ele virá para dar posse aos membros imortais da ALB seção Campos. Entre as apresentações artísticas que teremos nesta noite, estarão as do grupo Freesom, do Instituto Federal Fluminense (IFF), do coral do Teatro Municipal Trianon e do Centro de Cultura Musical. Também na noite desta segunda, teremos os agradecimentos de cada um dos nossos membros e o lançamento do livro — disse Sol Figueiredo.
Ela explicou, também, que a ALB existe há 17 anos e que a seção Campos, que ainda não tem sede própria, está sendo planejada desde 2016.
— Sou membro da ALB no Brasil desde 2012. A seção de Campos era para ter surgido em 2016, mas tivemos alguns imprevistos, e ela está surgindo agora. Tomei posse como presidente da seção Campos em setembro do ano passado, no Rio de Janeiro, e agora estamos vendo ela surgir oficialmente — falou.
Ainda de acordo com a presidente da ALB seção Campos, tomarão posse, nesta segunda, 15 membros:
— São 15, contando comigo, membros vitalícios, sendo que temos mais 13 correspondentes, que são aqueles que não tomam posse em cadeira, mas representam a instituição em outras localidades. Desses 13, temos representantes de Fortaleza-CE, Petrópolis e até de Portugal. Também há dois eméritos, que são os escritores Antonia Leitão e Pedro Lyra, in memoriam.
Segundo Sol Figueiredo, o livro “Memorial da Academia de Letras do Brasil Seccional Campos dos Goytacazes-RJ” — que será distribuído para os membros e instituições parceiras — será um marco histórico para a cidade.
— É um registro dos fundadores da ALB seção Campos. Cada membro que vai tomar posse tem uma página no livro com sua biografia, além fotos suas e de seus livros. A gente está tomando posse como imortal, e este livro é um documento para marcar isso — declarou a escritora, acrescentando que a obra também apresenta texto contando a história da ALB no Brasil.
Figueiredo adiantou que a ALB seção Campos também se dedicará aos jovens escritores.
— Teremos a Academia Juvenil. É um projeto que há na ALB em algumas cidades, como no Rio de Janeiro. Lá (Rio), por exemplo, é chamada Academia Escolar. A nossa será Academia Juvenil. E já estamos conversando com o primeiro membro, o jovem Lucas Campista, sendo que temos outros inclinados para tomar posse.
A presidente da seção Campos relatou, ainda, que são ótimas as expectativas:
— Estamos bem otimistas. Esperamos que tudo dê certo e que a gente tenha mais um elemento a favor dos escritores de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS