Público em SJB vibra com Congos e Chinês
13/02/2018 15:49 - Atualizado em 15/02/2018 16:16
Como acontece todos os anos, as apresentações do Congos e Chinês na passarela do samba em São João da Barra mostraram luxo, beleza e muita originalidade.
Congos, a primeira a se apresentar no domingo (11), emocionou com o enredo “Sete do Início ao Fim”, que enfocou a sétima arte, o Cinema, ilustrado por um telão de led, e chamou todos a brindar a vida e festejar. Com 600 integrantes, distribuídos em três carros alegóricos, cinco tripés (elementos alegóricos), alas, alegorias e setores, a escola foi além, e retratou a criação do mundo, o colorido da natureza, as sete maravilhas, os sete pecados capitais, as sete divindades, as sete pragas do Egito, dança dos sete véus, as sete cores do arco-íris, sete palmos abaixo da terra (a morte), sete notas musicais, entre outros temas.
Foto: Paulo Pinheiro
Já o Chinês chegou fazendo promessas e transformando a avenida em um novo templo cultural, com o enredo “Essa Noite Vai Chover Prata”, com o gênio da arte, numa homenagem ao trabalho do artista sanjoanense, João Antônio Cajueiro Gaiato, em uma releitura do carnaval de 1996. Na avenida do samba desfilaram três carros alegóricos, quatro tripés, quatro alas, alegorias e fantasias, totalizando 600 componentes, que enfocaram os temas: “É manchete”; “O teatro e os musicais”; “Grécia, o berço da arte”; “Folclore”; e “O carnaval oriental”.
— O que percebemos nos desfiles de São João da Barra é a dedicação de um povo pela arte, por sua história e cultura. A rivalidade é um toque especial que faz esquentar a emoção na avenida — observou o campista Heitor Cordeiro. Ontem (13), houve a reapresentação dos espetáculos de Chinês e Congos.
Em Campos
Centenas de pessoas pularam Carnaval juntas ao som de marchinhas e de sucessos nacionais do forró, axé e do sertanejo, na noite de segunda-feira (12), com as apresentações de Gerson Jones & Banda e de Henryque Luxúria, na praia do Farol de São Thomé, em Campos. Os dois shows lotaram as áreas dos palcos e garantiram muita diversão e tranquilidade. A maratona de shows do verão Alô Farol 2018 se encerrou ontem (13) com a cantora Larice Barreto e o cantor Nelson Príncipe Negro, no Palco Oficial.
A programação noturna começou no palco móvel montado pela Prefeitura de Campos, ao lado do hotel Garoupas, unindo crianças, adultos e idosos ao som das antigas canções carnavalescas. A vendedora Carla Pinheiro, de 40 anos, estava com sua família e elogiou a programação. “Estamos gostando muito da praia tranquila, sem violência. Está bem melhor do que era antes”, disse.
O aposentado Carlos Pereira, 65, também aproveitou as marchinhas com sua esposa. “Ouvir e ver esse tipo de Carnaval nos faz lembrar dos tempos antigos, muito bom para todos”, comentou.
A programação do projeto Alô Farol, desenvolvido durante o verão, foi elaborada pela superintendência de Entretenimento e Lazer e contou com parceria público-privada. Ontem, Gerson Jones e sua banda voltarão a se apresentar no mesmo local a partir das 19h.
Depois das marchinhas, o público continuou brincando em clima de tranquilidade e diversão enquanto Henryque Luxúria cantou com a plateia no Palco Oficial alguns sucessos atuais da música popular. O repertório eclético do cantor agitou uma multidão.
— É um prazer atender esse convite da Prefeitura de Campos para participar desse Carnaval animado do Farol. Mesmo diante de dificuldades, a gente vê que é possível fazer uma festa bacana e tranquila. O nosso objetivo é trazer alegria para todas as famílias — comentou Henrique.
A auxiliar de serviços gerais Ana Paula de Souza, 38 anos, foi uma das pessoas que curtiu o show. “Eu adoro o ritmo baiano e a diversão do Carnaval. Isso aqui está muito bom”, disse.
A segurança nos shows foi apontada pelo público como um dos pontos fortes da organização do carnaval, com interação entre Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM). (A.N.) (C.C.F.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS