Gabinete de crise busca solucionar problema da estiagem na região
28/09/2017 18:07 - Atualizado em 29/09/2017 13:47
Rio Pomba baixou drasticamente
Rio Pomba baixou drasticamente / Secom - Pádua
O baixo volume de chuvas que afeta desde a Região dos Lagos até o norte e noroeste fluminense continua preocupando cidades da região. Nessa quarta-feira (27), após reunião em Itaocara, em que estiveram presentes diversos prefeitos da região, o chefe do executivo de Miracema, Clóvis Tostes, decidiu instituir o gabinete de crise para buscar solucionar a grave situação da estiagem.
O gabinete será comandado pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Civil Joaquim Antunes e pretende, entre outras medidas, levantar dados, debater o que a estiagem tem representado de perda ao município e atualizar o cartão nacional.
Os primeiros traços negativos da estiagem vêm prejudicando as regiões desde a semana passada. Em Miracema, o governo municipal decretou estado de emergência no último dia 18, em virtude do problema e de incêndios florestais. “A media é necessária. É muito grave o que estamos vivendo. A estiagem e os incêndios estão tirando o nosso sono. Tínhamos que tomar uma medida”, declarou o prefeito Clóvis Tostes.
O baixo nível do rio Macaé já causa alarde em Rio das Ostras e no distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu. No Noroeste, em Santo Antônio de Pádua a captação está completamente prejudicada. Em Campos, a instrução da Defesa Civil é por economia.
Nessa quarta, o baixo volume de chuvas deixou o nível do rio Pomba abaixo do normal e para possibilitar a captação de água para o fornecimento, a Prefeitura está abrindo um canal para levar água até as bombas. Na Estação de Piscicultura do município, as bombas também já não alcançam o leito do rio prejudicando o abastecimento de caminhões pipa que abastecem os produtores rurais diariamente. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS