Duo apresenta gênero musical inovador
Jhonattan Reis - Atualizado em 28/07/2017 17:36
Duo Scofano ENTITY_amp_ENTITYMinetti
Duo Scofano ENTITY_amp_ENTITYMinetti / Divulgação
O duo Scofano & Minetti apresenta, neste sábado (29) à noite, no Teatro Municipal Trianon, em Campos, o concerto “Estaciones”. O evento faz parte da programação em comemoração ao 19º aniversário do teatro. Na apresentação, que está marcada para as 20h, os músicos Richard Scofano (bandoneon) e Alfredo Minetti (piano) trarão o novo chamamé — gênero musical originário do nordeste da Argentina e do sul do Brasil. O duo passa por entre o clássico, o folclórico e popular. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), e estão à venda na bilheteria.
Richard Scofano nasceu em Corrientes, na Argentina. Ele, porém, morou em Porto Rico e, desde os 22 anos, reside em Chicago, nos Estados Unidos. Scofano é fortemente influenciado pela música clássica e pela Música Popular Brasileira (MPB). Já Alfredo Minetti é natural do Uruguai, viveu na Argentina e cresceu no Brasil, morando em Campos, no Rio e em Minas Gerais. Atualmente, mora em Indianápolis, nos Estados Unidos. Minetti absorveu tradições que vão do popular ao clássico. Com tanta bagagem, a união da musicalidade dos dois, explica o empresário dos músicos, Cristiano Campos Simões, resulta em canções que se destacam por sua originalidade.
— Na verdade, o que o duo está fazendo nascer é um novo estilo musical. O novo chamamé está encantando o público em vários países e é uma honra estar vivendo este momento histórico. Deste trabalho, o que ressalto, também, é a harmonia entre os dois. O piano do Minetti e o bandoneon de Scofano parecem ser um só. A melhor definição para esse duo seria um corpo e uma alma juntos — disse Cristiano.
No Trianon, também estará sendo vendido o CD do duo, intitulado “Estaciones”. Minetti comentou em relação à musicalidade e harmonia do duo.
— As influências que cada um tem com certeza resultaram em algo diferente. Mas a química entre nossos trabalhos é algo muito forte. Às vezes, a gente pode colocar dois músicos muito bons para tocar, a música sair boa, mas não tendo algo profundo. No nosso caso, há um entendimento que vai muito além das notas. A gente se ouve e sabe o que cada um vai fazer em termos de dinâmica. Estamos sempre muito atentos um ao outro quando estamos no palco.
O músico uruguaio também falou sobre os lugares por onde ele e Scofano já passaram.
— Entre os países que passamos estão Estados Unidos, em diversas partes do país, China, Canadá e outros da América Central. Estamos passando pelo Brasil agora. Nessa quinta (27), nos apresentamos no Rio de Janeiro. Passaremos, nos próximos meses, por Argentina e Uruguai — falou Minetti, que comentou sobre a receptividade do público.
— É bem diferente em cada lugar, principalmente por conta do tipo de música que tocamos. Nos Estados Unidos, há regiões em que eles apreciam música folclórica e popular urbana do mundo inteiro. Então, passamos por lugares em que havia uma plateia com muita vontade de ouvir nosso trabalho, pois tinham a curiosidade. Em outros lugares, como a China, a maior parte do público não tem muito conhecimento sobre a cultura sulamericana. Então, eles viram nosso trabalho quase como algo exótico.
Minetti falou, ainda, sobre as características do novo chamamé.
— Um músico argentino chamado Astor Piazzolla transformou o tango, que é uma música dançante, dando a ele uma abordagem de música clássica, uma música para ser assistida em um teatro. O que a gente está fazendo é algo semelhante. Pegamos o chamamé, que é um estilo folclórico, e demos uma pegada clássica, transformando o concerto em um espetáculo para o público sentar e ouvir. Esse é o novo chamamé.
Richard Scofano complementou:
— A nossa abordagem é diferente. Nossa música traz uma expressão diferente do chamamé. É um grande prazer levar esse trabalho a vários lugares. São várias influências nas músicas.
Participação especial — O concerto de hoje à noite ainda contará com a participação especial do cantor venezuelano Juan Gorrín.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS