Submetralhadora alemã da Segunda Guerra é encontrada em Campos
Ícaro Abreu Barbosa 15/09/2021 08:49 - Atualizado em 15/09/2021 13:18
A Polícia Militar agiu durante a manhã desta quarta-feira (15) e fez uma apreensão de armas e drogas na rua Ari Ribeiro Vaz, no Parque Nova Campos, Guarus, em Campos. A ação teria sido rotineira, mas quando os policiais militares chegaram à residência e conduziram as buscas encontraram uma submetralhadora alemã da Segunda Guerra Mundial, calibre 9 milímetros, MP40.
Além da submetralhadora, que estava municiada, também foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma pistola Taurus calibre 380, nove munições calibre 9 milímetros, seis munições calibre 38 e 24 munições calibre 32, com o dono da residência, identificado como C.D.S., de 52 anos.
O acusado teria sido interceptado por policiais militares em uma moto, carregando 5kg de maconha em tabletes, próximo a São Fidélis. Ele informou aos agentes que a droga seria entregue para traficantes da localidade de Rio do Colégio, em São Fidélis.
Os policiais militares então mandaram uma guarnição para a casa do homem, em Campos, no Parque Nova Campos, em Guarus e lá foi encontrado o arsenal. O homem foi preso por posse de arma restrita e por tráfico de drogas. Em seguida foi conduzido à 146ªDelegacia de Polícia (DP), junto ao material encontrado em sua casa.
Submetralhadora da 2ª Guerra compõe arsenal do tráfico em Campos - A MP40, quebrou os padrões de produção da época em que foi projetada (entre 1939 e 1940). Ela não possuía componentes de madeira, apenas de baquelite, e a maior parte de sua estrutura era construída em aço estampado, reduzindo o custo, esforço e tempo de produção, contribuindo muito para a logística alemã. Além disso, a coronha rebatível a diferenciava de qualquer outra submetralhadora que existia naquele período, melhorando a portabilidade do equipamento. O armamento foi utilizado na Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e durante toda a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) pelo exército alemão.
Algumas destas armas chegaram ao Brasil trazidas como espólio de guerra pelos pracinhas que foram lutar na Itália, em 1944. Por aqui a arma também foi companheira do político fluminense Tenório Cavalcanti, o Homem da Capa Preta, deputado estadual e federal nos anos 50 e 60. Tenório andava sempre ao lado de sua "Lurdinha", apelido de sua submetralhadora MP-40.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS