Campos inicia aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos
15/09/2021 12:52 - Atualizado em 15/09/2021 13:12
Idosos do Asilo do Carmo recebem dose de reforço
Idosos do Asilo do Carmo recebem dose de reforço / Divulgação - Subcom
A secretaria de Saúde de Campos iniciou nesta quarta-feira (15) a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos residentes em instituições de longa permanência no município. A vacinação começou no Asilo Nossa Senhora do Carmo e contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho; do secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano; e do subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury. Para receber a dose de reforço, o idoso deve ter sido vacinado com a segunda dose há pelo menos seis mês.
— Iniciamos hoje pelos idosos institucionalizados e, depois, vamos passar para toda população. A gente espera receber mais doses das vacinas contra a Covid para que possamos concluir a vacinação da terceira idade o mais rápido possível — disse Wladimir Garotinho, que acompanhou a imunização das idosas Eunice Coimbra e Maria da Penha Pereira, ambas de 62 anos. “Já posso ir para baile”, brincou Maria da Penha se referindo ao mês do idoso — celebrado em outubro — após receber o imunizante.
Além dos idosos do Asilo do Carmo, que somam 72 com esquema vacinal de duas doses completo, também serão vacinados os residentes na Associação Monsenhor Severino, Manoel Cartucho e Pousada Shalon. “Existe uma parcela considerável de idosos que perdem a proteção das vacinas covid após seis meses. Esse intervalo já venceu e, por isso, estamos começando com os idosos institucionalizados que foram os primeiros a serem vacinados no início da campanha. A terceira dose é um reforço de anticorpos principalmente para os mais idosos, aqueles com idade acima de 80 anos”, explicou Charbell Kury.
O secretário de Saúde Paulo Hirano destacou como extremamente importante esse avanço dentro das determinações do Ministério da Saúde que liberou a aplicação da terceira dose para os idosos. “Isso nos dá segurança e tranquilidade no sentido de que estaremos protegendo a população mais vulnerável frente a essa pandemia”, declarou Hirano acrescentando: “Hoje é um marco importantíssimo”.
Dentro dessa nova etapa da vacinação contra a Covid-19 também serão beneficiados com a terceira dose, as pessoas imunossuprimidas de alto grau e idosos com idade acima de 70 anos, incluindo os acamados, além de profissionais da saúde que atuam diretamente na assistência a pacientes Covid-19. “A velocidade em que vamos avançar na vacinação vai depender da quantidade de imunizantes que vamos receber do Ministério da Saúde”, disse Hirano.
Também esteve presente na vacinação dos idosos institucionalizados o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, a assessora chefe da Subpav, Franciele de Oliveira Lima, a coordenadora do Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ), Celeste Gomes, Laura Assed Estefan Nametala Píres, que presta apoio institucional para a diretoria da Atenção Básica e o vereador Leon Gomes.
— Os idosos, principalmente aqueles de mais idade, acima dos seus 80 ou 90 anos e institucionalizados com comorbidades são o principal grupo de risco para desenvolver doenças graves; então a gente têm que priorizar esse grupo e este é o motivo de começarmos a aplicação da 3º dose com essa população — comentou Rodrigo Carneiro. 
O presidente do Asilo do Carmo, André Araújo, também falou sobre a aplicação e reforço dos idosos instituicionalizados no local e sua importância até para a saúde mental daqueles que vivem no asilo: "Essa 3ª dose é muito importante. Os idosos sentem muita falta dos passeios e dos familiares, pois impusemos restrições severas no início da pandemia. Agora a gente está liberando os idosos para receberem visitas de parentes que já tomaram as suas doses e isso os deixou muito contentes", concluiu.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS