Jogos de Educ Financeira em Italva-RJ
Nino Bellieny 04/05/2022 14:57 - Atualizado em 04/05/2022 14:57
BNB EDUCAÇÃO

Iniciativa alcançou 174 municípios brasileiros, e chega a Italva atendendo toda a rede municipal de ensino, com inscrições abertas para as cidades interessadas em receber o projeto em 2022”

Um jogo de tabuleiro e outro de cartas, que visam exercitar, as habilidades de poupar, empreender e investir, com atividades que podem ser realizadas a partir dos primeiros anos escolares até alunos do ensino médio.

Trazendo uma proposta inovadora, de despertar o interesse pela educação financeira, com um método leve, divertido e interativo, os Jogos Piquenique e Bons Negócios, realizado pelo Instituto Brasil Solidário, chega ao município de Italva, abrindo as atividades no estado do Rio de Janeiro, contando com a parceria da Prefeitura, por meio da da Secretaria de Educação. A iniciativa  capacita os educadores para a inserção do material de forma dinâmica e criativa dentro das atividades curriculares.

O projeto trabalha um modelo de aprendizagem ativa dentro das escolas, e alunos a partir de 6 anos de idade, já começam a participar das atividades, introduzindo além dos conceitos de educação financeira, economia de água, luz, reciclagem, alimentação saudável, gentileza, consumo consciente, decisões por impulso, mobilidade urbana e respeito.

Para a secretária municipal de Educação de Italva, Alda Valéria Resende, são muitas as possibilidades promovidas através dos jogos para despertar um aprendizado muito além dos muros da escola, com mudança de comportamento que terá impacto direto no cotidiano dos alunos e educadores beneficiários.

“A iniciativa chega agregando as propostas pedagógicas, ajudando a trabalhar a temática da educação financeira de forma inovadora, onde os professores que estão sendo capacitados na formação serão multiplicadores das atividades no currículo escolar e poderão trabalhar com nossos alunos, desde a infância, nos primeiros anos escolares, sobre conceitos importantes para que eles possam empreender, entender sobre o consumo consciente e até gerir seu próprio dinheiro”, destacou.

Expansão no Brasil e Inscrições

A proposta com os Jogos Piquenique e Bons Negócios, realizada pelo Instituto Brasil Solidário, conta com ações mobilizadas não só no Brasil, mas já atendendo escolas no Chile e na Colômbia, ao todo, mais 600 mil alunos já são beneficiados pelo programa. No Rio de Janeiro, a proposta já conta com participação dos municípios de Italva e Macuco, com entrega de todo o material pedagógico em 100% da rede municipal de ensino.

Este ano, a proposta avançou para uma nova etapa de expansão, com foco em chegar a 1 milhão de alunos beneficiários, já abrindo para o cadastro de adesão 2022, que pode ser preenchido pelos municípios interessados em qualquer região do Brasil. Para inscrição, os municípios podem entrar em contato através do Instagram oficial do projeto @vamosjogareaprender ou pelo Instituto Brasil Solidário @brasilsolidario, onde está sendo disponibilizado o link para o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/74Y7MziKPN).

Cientes da importante missão agregada ao projeto, em formar gerações mais conscientes e com amplas oportunidades no desenvolvimento social e econômico das comunidades, a aliança formada por empresas que viabilizam a expansão do projeto no Brasil e América Latina conta com nomes como Bank of America, Citi Foundation, Instituto XP, Bayer, B3 Social, Ypê, dentre outros, além de pessoas físicas.

O projeto possui um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: vamosjogareaprender.com.br

Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, todo o material pedagógico foi desenvolvido alinhado a Nova Base Nacional Comum Curricular, e possui certificação pela ENEF- Estratégia Nacional de Educação Financeira.


Sobre os Jogos Piquenique e Bons Negócios

Para os alunos a partir de 6 anos de idade, o jogo de tabuleiro “Piquenique”, traz um formato leve e divertido, através do qual os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima à realidade desses alunos.

Já os estudantes a partir de 10 anos, recebem o jogo de cartas “Bons Negócios”, para aproximá-los da experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]