Polo do Projeto Empoderadas inaugurado nesta terça-feira
- Atualizado em 11/04/2022 21:54
A Prefeitura Municipal de Campos, por meio da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, ganha, nesta terça-feira (12), às 18h, o primeiro polo do Projeto Empoderadas no município, voltado ao combate à violência de gênero. O projeto, que será inaugurado pelo prefeito Wladimir Garotinho, vai funcionar na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca. O espaço para o projeto foi cedido pela Fundação Municipal de Esportes (FME).
A superintendente do projeto é a lutadora de Jiu-Jitsu e MMA, Érica Paes, especialista em Segurança Feminina. Érica é faixa preta, 5º grau; ex-atleta profissional de MMA; além de fundadora dos projetos Eu sei me defender e Empoderadas. No ano passado, Érica esteve no Teatro Municipal Trianon anunciando a instalação do polo no município durante visita técnica e, também, oferecendo um workshop nas dependências da FME.
O objetivo do projeto é informar às mulheres quais são as principais situações de risco e de que forma é possível sair delas. A iniciativa também vai promover a consciência dos direitos e as leis de proteção. O Empoderadas é um projeto multifacetado, direcionado à prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres, e mostra às mulheres quais são as principais situações de risco de violência e de que forma prevenir e sair delas através de técnicas esportivas de defesa. Através destas técnicas, as mulheres aprendem a se defender de agressores.
Segundo a subsecretária Josiane Viana, a instalação do polo em Campos será uma importante ferramenta de prevenção à violência contra a mulher. “Nosso trabalho é contra a violência. Mulheres estão sujeitas a passar por episódios difíceis em todos os lugares e, por isso, oferecemos ferramentas para que elas possam perceber o perigo, mas não só isso: qualificação profissional também é importante para que elas possam conseguir autonomia econômica”, disse a subsecretária. A subsecretaria é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.
A atuação do projeto visa o combate à violência doméstica, feminicídio, estupro, importunação sexual, assédio moral e assédio sexual no ambiente de trabalho. O Empoderadas também realiza promoção e conscientização dos direitos e as leis voltadas à proteção das mulheres; atendimento psicológico (com extensão para os filhos das alunas); cursos de capacitação e qualificação profissional e reiteração aos estudos.
Em 2021, o prefeito Wladimir Garotinho criou uma subsecretaria específica para as mulheres e, em setembro, inaugurou o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). Campos possui uma rede de proteção à mulher que inclui a Casa Benta Pereira, acolhimento institucional e sigiloso para mulheres em situação de violência; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), inaugurada em 2014 e a Patrulha Maria da Penha do 8º BPM. O Ceam funciona na Rua dos Goitacazes, nº 257. Centro. O local foi escolhido porque já abrigou há anos o Núcleo Integrado de Assistência à Mulher (Niam), que era a porta de entrada para denúncias de violência contra a mulher, quando ainda não existiam outros equipamentos.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS