Campos retoma vacinação contra a gripe
02/12/2021 19:42 - Atualizado em 02/12/2021 19:44
Vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripe / Supcom
A partir desta sexta-feira (03), a Secretaria Municipal de Saúde fará uma repescagem para atender às pessoas que ainda não tomaram a vacina contra a gripe nesse ano. As doses estarão disponíveis em 13 postos do município, enquanto houver estoque. Além das unidades de saúde, a secretaria disponibilizou o Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), que funciona na Cidade da Criança, para atendimento exclusivo a gestantes, puérperas e crianças com idade entre 6 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias.
O diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, explicou que a imunização é uma das ferramentas para a redução do número de casos decorrentes de infecções respiratórias, incluindo a gripe. Segundo ele, embora tenha ocorrido um aumento do número de casos da gripe causada pelo vírus Influenza A (H3N2) no país e na cidade do Rio de Janeiro, não há casos confirmados em Campos.
"Temos registrado quadro gripal no município, mas não de Influenza. A vacina reforça a imunidade e ajuda a desafogar os serviços de saúde”, disse o médico, ressaltando que a vacinação será por livre demanda, ou seja, não haverá distribuição de senha. "Chegou, tomou", pontuou Rodrigo Carneiro.
A vacina estará disponível para toda a população com idade a partir dos 6 meses. A imunização acontece das 9h às 16h, de segunda à sexta-feira. A pessoa deve apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso de gestante, o cartão pré-natal se faz necessário.
Em abril deste ano foi realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para grupos prioritários e depois ampliada para livre demanda pelo Ministério da Saúde, em 5 de julho. Desde o início da campanha, Campos aplicou 116.441 mil doses, chegando a 63% de cobertura vacinal.
LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:
CIDADE DA CRIANÇA - (EXCLUSIVAMENTE) - GESTANTES, PUÉRPERAS E CRIANÇAS DE SEIS MESES A 6 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS
PÚBLICO EM GERAL:
UBSF FÉLIX MIRANDA
UBSF MORRO DO COCO
UBSF SANTOS DUMONT
UPH SANTO EDUARDO
UPH DE TRAVESSÃO
UBS SATURNINO BRAGA
UBS BALEEIRA
UBSF PARQUE IMPERIAL
UBS SANTO AMARO
UBSF SÃO SEBASTIÃO
CENTRO DE SAÚDE DE GUARUS
CENTRO DE CONVENÇÕES DA UENF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS