Prefeitura de Macaé também cancela festa de Réveillon
- Atualizado em 02/12/2021 16:23
Divulgação - Prefeitura de Macaé
Mais um município no Norte Fluminense cancelou as festividades de Réveillon. Macaé só terá uma queima de fogos simbólica, segundo o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) afirmou que o município só realizará uma queima de fogos simbólica na virada do ano. Ele destacou que “a pandemia não acabou”. Desde a confirmação de uma nova variante do coronavírus, a Ômicron, algumas cidades brasileiras já cancelaram eventos para o Ano Novo. A identificação da variante no Brasil aumentou a lista. Na região, Campos foi a primeira cidade a anunciar a medida, na última terça-feira (30).
No caso de Macaé, o cancelamento foi anunciado pelo prefeito nas redes sociais: “A Prefeitura de Macaé não vai realizar ou patrocinar shows no Réveillon. Manteremos apenas a queima de fogos, que acontecerá de forma simbólica. Somos a cidade com o melhor desempenho do Estado no combate à Covid-19, segundo a UFRJ. Porém, a pandemia ainda não acabou”.
A realização de festas de Réveillon tem movimentado as discussões, assim como o carnaval. As capitais brasileiras, por exemplo, ainda se dividem sobre a realização de festas que possam causar aglomerações em época de pandemia da Covid-19. A virada de ano mais esperada, na capital do Rio de Janeiro, está mantida com aval divulgado nesta semana pelo Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) do município. A capital fluminense informou que a decisão foi embasada na melhora do cenário epidemiológico da cidade — evidenciada pela queda sustentada de casos, óbitos e outros indicadores de Covid-19 há semanas.
Já o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), informou nesta quinta-feira (2) que a tradicional festa de réveillon realizada na Avenida Paulista será cancelada. “O que pesou muito foi a questão da nova variante Ômicron”, disse. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa em Nova York.
Outras capitais descartaram os festejos. É o caso de Recife, que anunciou nessa terça que não realizará os tradicionais shows de Réveillon na orla do Pina e Boa Viagem. Para reduzir possíveis aglomerações, o prefeito garantiu a realização da queima de fogos na orla de Boa Viagem e também em outros bairros da cidade. Salvador foi outro município que anunciou o cancelamento da festa devido ao surgimento da nova variante Ômicron e ao aumento de casos de Covid-19 em países da Europa.
A Prefeitura de Fortaleza decidiu não realizar festas públicas, mas autoriza os eventos de grande porte com capacidade até 2,5 mil pessoas em ambiente fechado e 5 mil em ambiente aberto. João Pessoa já havia decretado, em novembro, o cancelamento das festas de rua em comemoração ao Réveillon este ano. Apesar disso, a praia ficará liberada para os frequentadores, contanto que respeitem o uso de máscaras e o distanciamento social.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS