Carla Machado anuncia casas populares e auxílio para moradores do Pontal
03/12/2021 20:55 - Atualizado em 03/12/2021 21:11
A prefeita Carla Machado (PP) anunciou nesta sexta-feira (03) a construção de casas populares para os moradores do Pontal de Atafona afetados pelo avanço do mar. Ela também informou que vai encaminhar projeto de lei à Câmara no início da próxima semana solicitando autorização para o pagamento de um salário mínimo mensal a cada família. O auxílio será destinado ao pagamento de aluguel e demais despesas das famílias até que as casas sejam construídas e entregues. O prazo é de um ano e meio.
Carla esteve no local no final da tarde e conversou com as famílias, acompanhada da vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Carla Caputi (DC). Segundo levantamento da Prefeitura, 37 famílias vivem atualmente em área de risco e terão direito ao auxílio. Desde a tarde dessa quinta-feira (02), equipes da Defesa Civil Municipal e da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos estão no Pontal ajudando as famílias atingidas pela maré alta. Com os ventos fortes na região, a água chegou a entrar em algumas residências. Não há desalojados nem desabrigados, mas são cerca de 20 residências ameaçadas no momento pela força da água.
Carla pediu aos moradores que estão na área de risco que deixem as suas casas. A Prefeitura vai ceder caminhões e funcionários para a mudança e colocou a Escola Municipal Dionélia Gonçalves dos Santos à disposição para abrigar as famílias.
— Apesar de a Prefeitura dispor de áreas em outras localidades, vamos buscar uma área em Atafona para a construção das casas, de forma que as famílias possam ser mantidas dentro do contexto social a que estão acostumadas. Nossa preocupação com a segurança das pessoas é imensa em decorrência da alta da maré e esperamos proteger as famílias com a oferta do auxílio e com as casas populares que vamos construir — disse a prefeita.
A Prefeitura já possui um programa de aluguel social para as famílias do Pontal, mas muitas insistem em permanecer nas suas casas, já que o valor, de R$ 400, nem sempre é o suficiente para pagar o aluguel. De acordo com a Prefeitura, muitas também já recebem o Cartão Cidadão no valor de R$ 300, e as que ainda não estão no programa serão incluídas imediatamente.
Equipes da Prefeitura vão permanecer no local, já que há previsão de maré de 1,70 para a madrugada deste sábado (04), quando começa a lua nova. A maré deve continuar subindo pelo menos até segunda-feira (06). Não há previsão de uma obra de contenção do avanço do mar, apesar de três projetos apresentados. Na próxima semana, a secretaria de Meio Ambiente vai retomar as discussões sobre a viabilidade com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e demais órgãos competentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]