Com casos da nova variante da Covid no Brasil, Wladimir cancela festa de Réveillon em Campos
30/11/2021 20:07 - Atualizado em 01/12/2021 13:05
Campos não tem mais pacientes com Covid-19 internados na rede pública municipal. A informação divulgada na segunda-feira (29), traz alívio para a população e reforça a importância da vacinação para conter a pandemia. Por outro lado, nessa terça-feira (30), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou dois casos da variante Ômicron do novo coronavírus no país. Outro caso da variante foi confirmado nesta quarta (1ª), após sequenciamento foi no Instituto Adolfo Lutz. O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), pregou cautela, durante uma homenagem aos profissionais que atuaram na linha de frente no período mais duro da pandemia, e disse que o município não realizará festa de Réveillon, somente queima de fogos, e que avaliará depois a possibilidade do Carnaval. Ele também informou que a reunião do Gabinete de Crise, marcada para 20 de dezembro, foi antecipada para a próxima segunda-feira (06).
Nessa terça, Wladimir reuniu, na Beneficência Portuguesa, onde funcionou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus, profissionais que atuaram na linha de frente no enfrentamento à Covid. O objetivo foi homenageá-los, no momento em que o município zerou a ocupação de leitos clínicos e de UTI com pacientes de Covid na rede pública. O prefeito entregou um certificado aos profissionais, como forma de reconhecimento pelo trabalho prestado, e também lembrou momentos difíceis da pandemia, com o colapso da rede de saúde devido ao alto número de internações por Covid:
— Geralmente isso não ocorre comigo, de não ter palavras para discursar em público, mas acho que a palavra gratidão resume o que está acontecendo aqui. É uma justa homenagem e uma feliz coincidência desse evento estar sendo realizado, um dia após o município, não ter mais pacientes internados nos hospitais públicos.
Após anunciar aos profissionais de Saúde sobre o cancelamento das festas de Réveillon, o prefeito também fez um comunicado nas redes sociais. “A Prefeitura de Campos não irá promover ou financiar eventos de Réveillon. Faremos queima de fogos simbólica. Mesmo com leitos vazios no momento, a nova variante Ômicron exige cautela e prudência. Aguardamos o andamento epidemiológico para decidir sobre o Carnaval”.
Na fase branca do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais, Campos mantém as medidas de proteção ao coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras.
Anvisa identifica variante Ômicron no país
A Anvisa informou que serão enviadas para análise laboratorial as amostras de dois brasileiros que, em análise preliminar, apresentaram resultado positivo para a variante Ômicron do novo coronavírus. A testagem foi realizada pelo laboratório Albert Einstein. A princípio chegou a ser anunciada a informação de que o casal não teria se vacinado, mas nesta quarta a vigilância municipal de São Paulo atualizou as informações de que os dois foram vacinados com o imunizante da Jassen na África do Sul.
O caso positivo investigado é de um passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou no aeroporto internacional em Guarulhos, São Paulo, no dia 23. O passageiro portava resultado de PCR negativo e ia voltar para o país africano no dia 25 e ia fazer novo teste, acompanhado de sua mulher, para poder embarcar. Nesse novo teste os dois testaram positivo para a Covid-19 e foi feita a comunicação ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.
O laboratório Albert Einstein fez o sequenciamento genético das amostras e notificou a Anvisa sobre os resultados positivos e informou que tratava-se da nova variante.
A entrada do passageiro no país foi anterior à edição da portaria Interministerial que proibiu, em caráter temporário, voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela África do Sul.
O casal teve fadiga leve e tosse, mas não apresentou febre. De acordo com a secretaria de Saúde de SP, neste momento, estão sendo "apurados os possíveis contatos de ambos para que seja possível fazer imediatamente o rastreamento e o monitoramento de todos, além de comprovar a situação vacinal da família”.
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS