Crianças do Nova Canaã recebem atendimento da campanha 'Dente São'
13/09/2021 20:06 - Atualizado em 13/09/2021 20:07
Nesta segunda, ação foi realizada na Igreja Batista do bairro
Nesta segunda, ação foi realizada na Igreja Batista do bairro / Divulgação
Dezenas de crianças do bairro Nova Canaã, em Campos, vêm recebendo orientação sobre cuidados com a saúde bucal e tratamento odontológico através da campanha Dente São, desenvolvida pelo Programa Clube do Dentinho Saudável, do Departamento de Odontologia da secretaria municipal de Saúde, que tem como objetivo prevenir a lesão de cárie maior. Nesta segunda-feira (13), a primeira-dama Tassiana Oliveira acompanhou a ação realizada, que aconteceu na Igreja Batista do bairro.
Durante a campanha, foi realizado acolhimento das famílias com uma palestra abordando a importância da promoção da saúde através da alimentação saudável e escovação correta dos dentes, praticada pela criança ainda no local. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido, que é uma autorização do responsável para o atendimento e que os procedimentos são explicados, foi feito atendimento através da técnica Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), sem o uso de anestesia e motor.
— Trabalhos como esse parecem ser pequenos na visão de algumas pessoas, mas eles têm uma amplitude no resultado que é excelente. Através dessas ações, as pessoas têm acesso ao conhecimento sobre a escovação correta dos dentes, sobre os produtos a serem usados, sobre o tratamento atraumático, e as ações fazem com que as crianças não tenham medo, sem falar que estamos prevenindo uma lesão de cárie maior, diminuindo o custo de atendimento sobrecarregado lá na frente — comentou Tassiana Oliveira.
Uma das coordenadoras do Programa Dentinho Saudável, Conceição Luisa Santos explica que, na técnica através da TRA, os profissionais usam o cimento ionômero de vidro para selamento e restauração de cavidades rasas e médicas, devido às suas propriedades favoráveis de adesão à estrutura dentária e liberação de flúor. “O selamento, assim como as restaurações feitas no local, desafoga as filas nos postos de saúde”, disse a dentista.
Por causa da pandemia, o atendimento oferecido pela campanha Dente São está sendo feito por família, como forma de evitar aglomeração. Tamires Bernardino Peixoto, de 20 anos levou a irmã Jaina Vitória, de nove, para o atendimento. “Ela está bastante animada e empolgada com o que aprendeu sobre a escovação e já vem praticando”, disse Tamires.
— A ação é de uma importância grandiosa para o bairro e será sempre bem-vinda, principalmente neste período de pandemia, em que muitas pessoas não estão conseguindo atendimento, que está mais difícil para se deslocar para atendimento fora do bairro. Moro aqui e aprovo todos os projetos que sejam para benefício positivo da comunidade — comentou Roberta Azeredo, moradora do Nova Canaã e voluntária da campanha.
A campanha Dente São foi lançada em maio deste ano e, além do Nova Canaã, também é realizada na comunidade Margem da Linha. “O diferencial desse programa é que, inicialmente, não se trata de demanda espontânea. Nós vamos até o público, levantamos as necessidades e o trabalho que tem que ser feito”,  ressaltou o diretor do Departamento de Odontologia, José Luiz Oliveira.
Além das coordenadoras, Conceição Luísa e Adriana Coelho, o Clube do Dentinho Saudável envolve outros 10 profissionais na nova campanha, com diversas especializações odontológicas que trabalham em regime de mutirão.
Fonte: Prefeitura de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS